São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cansado, eleitor deixa de acreditar

"O custo da falta de ética é brutal." A declaração de Renato Janine Ribeiro dá a medida das consequências na sociedade quando um político falta com a ética.
Quando elege um candidato qualquer e depois se decepciona com sua atuação, o eleitor tende a desenvolver um sentimento generalizado em relação à política. Ou seja, para ele, a desonestidade passa a imperar.
"Creio que esse seja o principal perigo da falta de ética na política, porque o eleitor fica descrente em relação ao sistema político e à sua própria capacidade de decisão; então pensa que não adianta votar porque, para ele, todos os políticos são iguais", diz Carlos Eduardo Meirelles Matheus.
Isso acontece porque o eleitor dá um voto de confiança, acredita no outro e não é correspondido. "A esse comportamento chamamos traição", diz Mario Sergio Cortella.
Para Maria Clara Dias, acontece uma verdadeira contaminação da mentalidade do eleitor. "A sociedade vê o valor desaparecer e é atingida com muita força por isso. Fica sem expectativa. Sente que a falência política é impossível de ser modificada."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: O que vale observar nos políticos Constância do discurso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.