São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Novo aparelho usa luz contra rugas e manchas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Proteger-se adequadamente da luz solar é uma das orientações para evitar o câncer e também o envelhecimento precoce da pele. Mas nem todas as luzes são prejudiciais à derme. No consultório médico e, se bem utilizada, a radiação luminosa pode reduzir rugas e manchas e deixar a pele com uma textura mais suave e uma aparência mais jovem. É o que promete o Gentle Waves, que usa uma tecnologia conhecida como fotomodulação de luz emitida por diodo (LED).
Recentemente lançado nos Estados Unidos e aprovado pela FDA (agência americana que regulamenta remédios, equipamentos médicos e alimentos), o aparelho possui 2.000 lâmpadas amarelas que lançam luz de baixa intensidade sobre a pele. A emissão da luz é regulada de modo a estimular os fibroblastos, que são as células da derme responsáveis pela produção de colágeno, explica o dermatologista Otávio Macedo, que está trazendo a novidade para o país.
"O funcionamento do equipamento na pele é semelhante ao processo de fotossíntese", afirma Macedo, membro da Academia Americana de Dermatologia. As células captam a luz e a transformam em energia para ativar os fibroblastos. Além disso, a luz inibe a ação de uma enzima, a colagenase, que destrói o colágeno.
Alexandre Felippo, coordenador do departamento de laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que o equipamento é mais uma opção no combate ao envelhecimento da pele. Em comparação com outras técnicas, como o Thermacool (um tipo de laser) e até mesmo o "peeling", o Gentle Waves é considerado suave.
O novo aparelho pode ser usado no rosto, no pescoço, no colo e nas mãos. O tratamento custa R$ 1.200 e é composto por oito sessões de três minutos cada uma. "Os resultados começam a ser percebidos a partir da sétima sessão", diz o dermatologista. De acordo com ele, o tratamento não tem contra-indicação. Já segundo Felippo, pessoas com sensibilidade à luz ou de pele negra devem tomar cuidado com tratamentos com luz, porque há risco de manchas ou queimaduras. (LS)

Brasileiros produzem aproximadamente 130 mil toneladas de lixo por dia

Menos pressão Casamento "moderno" faz bem para a saúde, sugerem pesquisadores da faculdade californiana Samuel Merritt. A análise dos dados de mais de 30 mil adultos indica que há menos casos de pressão alta entre casados que moram em casas separadas (4%) e casais tradicionais (8,5%). A hipertensão é mais freqüente entre viúvos (12,8%), divorciados (13,3%) e separados (14%).

Longe do sanduíche Crianças que, diariamente, vão a lanchonetes fast food correm um risco 50% maior de sofrer freqüentes dores de barriga do que aquelas que comem esse tipo de comida somente uma vez por semana. A conclusão é de estudo realizado na Faculdade de Medicina Baylor, nos Estados Unidos, que avaliou 900 estudantes com idade entre 5 e 15 anos.

Postura para crianças João não gostou nem um pouco quando seus colegas de escola lhe deram o apelido de "Tortinho". Esse é o ponto de partida de "O Tiro da Bruxa" (60 págs., R$ 16, ed. Atual/Formato/Saraiva, tel. 0/xx/11/3613-3334), escrito pela fisioterapeuta Laís Cristina Almeida para crianças, pais e professores. Com ilustrações e glossário, ensina a manter a coluna saudável.

Fumaça do desemprego Segundo estudo americano divulgado pela revista médica "Health Psychology", o risco de um pré-adolescente começar a fumar aumenta 87% se um dos pais ou guardiães legais perde o emprego. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores entrevistaram 2.016 estudantes quando estavam na sexta série e voltaram a avaliá-los um ano depois.

Massagem na câmara Para comemorar a instituição do Dia do Massoterapeuta (25/5), escolas que formam esses profissionais se reunirão na Câmara Municipal de São Paulo, no próximo sábado (29/5), e oferecerão sessões gratuitas de shiatsu das 13h às 17h. Informações: tels. 0/xx/11/3253-0398 e 0/xx/11/5594-5700.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Dentistas especiais para pacientes especiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.