São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM IDADE

Quando é hora de mudar?

Não há uma idade certa para pegar sua mala e dividir o espaço com amigos ou fundar uma república. Segundo Eduardo Ferreira-Santos, médico do Instituto de Psiquiatria do HC, há faixas etárias de maior maleabilidade e outras de grande inflexibilidade.
A adolescência, entre 15 e 20 anos, é uma fase caracterizada pela rebeldia e associação em grupos de identificação, o que facilita a coabitação. Dos 20 aos 30 anos ocorre a expansão da individualidade, o que facilita o conflito, e o melhor mesmo é morar sozinho. "Dois egos não conseguem habitar o mesmo lugar no espaço", afirma Ferreira-Santos.
Em torno dos 40 anos, o indivíduo volta a ser mais tolerante e apresenta uma disponibilidade maior para o diálogo. "É uma fase mais flexível". A partir dos 50 anos, aparece a preferência por morar sozinho, mas depois dos 65, volta a necessidade de ter alguém por perto. "O medo de morrer faz com que as pessoas não queiram ficar sós. Mesmo assim, elas podem exercer um controle do espaço e mostrar-se bastante dominadoras", diz.



Texto Anterior: Dicas para viver bem
Próximo Texto: Peça rara: A salvo dos mosquitos e visível no escuro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.