São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anabolizante combate osteoporose em idosas

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) concluiu que o anabolizante decadurabolin (decanoato de nandrolona), muito usado por frequentadores de academias de ginástica, aumenta a massa óssea na região dos quadris e na coluna vertebral de mulheres idosas com osteoporose.
A administração dessa substância a cada três semanas diminuiu pela metade o risco de fratura de vértebra e aumentou a massa muscular em 2 kg por ano, em média, segundo o estudo. O decadurabolin, um dos anabolizantes mais baratos do mercado, estimula a produção de um hormônio chamado IGF-1. Esse hormônio promove o aumento da massa óssea e do tecido muscular. "O decadurabolin não tem os efeitos colaterais de outros hormônios", diz o geriatra Alberto Frisoli Júnior, autor da pesquisa.
Por dois anos, Frisoli acompanhou 65 mulheres entre 70 e 85 anos, todas com osteoporose. Elas foram divididas em dois grupos: 32 tomaram o anabolizante e 33, placebo. "Cerca de 70% das pacientes que receberam o hormônio relataram melhora da qualidade de vida."
Outros experimentos com decanoato de nandrolona em idosas foram feitos nos anos 70. Alguns deles apontaram ganhos de massa óssea na coluna vertebral em mulheres na pós-menopausa.
A pesquisa da Unifesp inova ao associar o decadurabolin aos quadris. Fraturas nessa região do corpo podem trazer muitas complicações às pacientes com osteoporose. "As pessoas idosas sofrem uma redução na produção de hormônios à medida que a idade avança. A substância ativa do decadurabolin compensa algumas dessas perdas", explica o geriatra. (SVB)


Texto Anterior: Café mata o mosquito da dengue
Próximo Texto: É nas cabeças jovens que a careca se instala
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.