São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Contra a barriga

"Como perder a barriga?"
Edson Luiz Rossi, Leme, SP

A gordura acumulada no abdômen é um problema sério entre os homens, não apenas pela questão estética, mas principalmente por causa da saúde: pesquisas sugerem que a "barriga de cerveja" está associada a um aumento no risco de problemas cardíacos. "A forma mais fácil de perder a barriga é diminuir as calorias ingeridas, em especial aquelas provenientes de bebidas alcoólicas e gorduras, e aumentar consideravelmente o tempo gasto em exercícios aeróbios", afirma o médico especializado em medicina do esporte Marcelo Baboghluian, do Projeto Marazul (SP). De acordo com o especialista, os chamados abdominais também são úteis: esse tipo de exercício não ajuda a reduzir a gordura localizada, mas contribui para uma musculatura mais firme.

Enjôo em movimento

"Sempre que leio ou vejo fotos dentro de um automóvel, sinto enjôo. Se comer alguma coisa nesse período, tenho de vomitar. Depois que a náusea passa, tenho sono e a sensação de estar fraca. O que pode ser isso?"
Rosangela Gonçalves da Silva, São Paulo, SP

Esses sintomas são causados por um "conflito de informações" entre o que os olhos vêem e os dados sensoriais enviados ao cérebro pelos órgãos de equilíbrio do ouvido interno, explica o clínico-geral Luis Fernando de Barros Correia, chefe do Serviço de Emergência do hospital Samaritano (RJ). Muitas pessoas têm essas sensações quando andam de carro e de avião e também em brinquedos com movimentos rápidos que provocam alterações bruscas de posição, como as montanhas-russas dos parques de diversão. Um otorrinolaringologista poderá avaliar as causas específicas do desequilíbrio, diz Correia.

Desjejum balanceado

"Preparo o café da manhã dos meus filhos de 13 e 15 anos. Para cada um, dou uma papaia, meia pêra, meia maçã, uma banana, pão com requeijão ou margarina na chapa e um copo de café com leite. Está bom?"
Wagner de Pádua Barbosa, via e-mail

Esse desjejum contém representantes de todos os grupos alimentares: os energéticos (pão), os construtores (leite e requeijão) e os reguladores (frutas). "É um café da manhã de boa qualidade", diz a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri. A pirâmide alimentar brasileira recomenda consumir de três a cinco porções de frutas diariamente. Uma porção equivale a uma fruta média (maçã, pêra, laranja, banana etc.), uma fatia média (de abacaxi, melão, melancia etc.) ou meia papaia, por exemplo. Para balancear melhor a ingestão de frutas, a nutricionista sugere manter uma porção no café da manhã e distribuir as restantes pelos intervalos das refeições do dia.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Artemísia lança spa day antroposófico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.