São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Artemísia lança spa day antroposófico

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cuidar não só do corpo, mas também da mente e da alma. Essa é a proposta do spa day do Centro de Desenvolvimento Humano Artemísia, localizado na zona sul de São Paulo em meio a 50 mil mē de mata atlântica. Baseado nos conceitos da medicina antroposófica, especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1993, o spa day promete desintoxicar e revitalizar o organismo.
"Dizemos que os spas tradicionais realizam atividades voltadas para fora e que, no Artemísia, o trabalho é para dentro, para a pessoa se espiritualizar", afirma o médico Ronaldo Perlatto, responsável pelo centro. Ele explica que a antroposofia visa fazer com que o homem se aproxime da sua essência sem se afastar do mundo físico. A medicina antroposófica une os conceitos filosóficos desenvolvidos pelo austríaco Rudolf Steiner a recursos terapêuticos que vão dos medicamentos tradicionais alopáticos a terapias artísticas com o objetivo de reequilibrar o organismo.
O spa day dura das 9h às 16h. A programação inclui caminhada ecológica pela mata atlântica, sauna, banho revigorante e relaxante (com ervas da Weleda) e terapias diferenciadas, como compressas com chá de camomila na região do fígado. Há ainda tratamentos opcionais, como limpeza de pele e esfoliação com mel.
No Artemísia, as refeições são ovolactovegetarianas, e a gordura e o sal são usados com moderação. Os cuidados com a alimentação incluem até o cafezinho, feito com produto orgânico e adoçado com stevia ou açúcar mascavo. "Procuramos mostrar às pessoas a maneira correta de comer", diz o médico.
Além do spa day, o Artemísia continua oferecendo o Programa Biográfico, criado há 19 anos e no qual o participante faz uma revisão de sua vida durante cinco a sete dias. O tratamento baseia-se nos setênios (período de sete anos) que, segundo a antroposofia, norteiam a vida das pessoas. Além das atividades do spa day, há palestras, discussões em grupo e trabalhos manuais. (IVA OLIVEIRA)


Artemísia: tels. 0/xx/11/5920-8992 e 5920-8448

Brasil trata só 28% dos 2,9 milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos gerados por ano

Divisão satisfatória Dividir as tarefas da casa pode ajudar a evitar conflitos no casamento. Pesquisadores da Universidade de Utrecht (Holanda) acompanharam 300 casais por dois anos, entrevistando-os antes e depois do nascimento do primeiro filho, e constataram que as mulheres sentem-se mais satisfeitas com o relacionamento quando os maridos colaboram no trabalho doméstico.

Cafeína inocentada Estudo feito no Hospital Universitário de Zurique (Suíça) sugere que são outras substâncias do café -não a cafeína- que elevam a pressão arterial. O teste feito com 15 pessoas saudáveis indicou aumento da pressão tanto das que tomaram café comum quanto das que beberam café descafeinado.

Para entender a menopausa As mudanças que ocorrem no corpo e na mente da mulher após o término de seu ciclo reprodutivo são abordadas no livro "O Desafio da Menopausa" (202 págs., R$ 34, ed. Alegro, tel. 0/xx/11/3845-8555). O autor, o ginecologista Rubens Paulo Gonçalves, discute ainda a terapia de reposição hormonal e a sexualidade no climatério.

Raiva contra o coração Infartos e outros problemas cardíacos ocorrem com mais frequência entre homens que manifestam sentimentos de raiva e hostilidade do que entre aqueles com fatores de risco, como hipertensão e colesterol alto. A conclusão é de pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston.

Avaliação em domicílio Médicos e professores de educação física avaliam gratuitamente o condicionamento dos interessados e sugerem exercícios. Para tanto, associações de moradores que disponham de duas salas, uma delas com computador, podem agendar uma visita da equipe do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte), da Unifesp. Informações: tel. 0/xx/11/5549-3013.


Texto Anterior: pergunte aqui
Próximo Texto: foco nela: Sucessora de Pilates vem conferir as aulas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.