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foco nela
Sucessora de Pilates vem conferir as aulas
ANA FRANCISCA PONZIO - FREE-LANCE PARA A FOLHA
A norte-americana Romana Kryzanowska parece representar os ideais de
vitalidade e saúde que a humanidade
persegue. Aos 79 anos, ela cultiva com
energia e bom humor um ritmo intenso
de trabalho, que inclui viagens constantes por vários países.
Herdeira dos direitos de uso do método
de condicionamento físico criado por Joseph Pilates (1880-1967), Kryzanowska
visita o Brasil anualmente para treinar e
habilitar professores de pilates.
"No Brasil, há estudantes maravilhosos
de pilates", disse Romana Kryzanowska
ao Folha Equilíbrio durante sua recente
estada em São Paulo.
Filha de pai russo e mãe americana,
Kryzanowska teve formação privilegiada. No início dos anos 40, ela estudava
com George Balanchine, o gênio do balé
russo que se radicou nos Estados Unidos
para fundar o New York City Ballet,
quando conheceu o alemão Pilates, que
também havia migrado para a América.
A afinidade de Kryzanowska com Pilates gerou uma relação de confiança e colaboração, que a transformou na sucessora do mestre alemão, cujo método de
condicionamento vem ganhando cada
vez mais adeptos no Brasil.
"Em 1944, mudei-me com meu marido
para o Peru, onde vivi durante quatro
anos. Mesmo nesse período, nunca perdi
o contato com Pilates. Nós nos comunicávamos permanentemente por telefone
ou carta, sempre trocando conselhos e
informações." De volta para Nova York,
ela estreitou os laços com Pilates, que, antes de morrer, transmitiu a ela a missão
de preservar a autenticidade da técnica
que garante saúde e boa forma a seus praticantes. Leia a entrevista abaixo.
Folha - Como a senhora conheceu Joseph
Pilates?
Romana Kryzanowska - Em 1941, sofri
uma lesão no tornozelo, e o médico me
disse que eu deveria operá-lo. Meu professor de balé, George Balanchine, achou
que a cirurgia seria um risco e recomendou que eu fizesse aulas com Joseph Pilates, que já vivia em Nova York. Naquela
época, não havia coisas como fisioterapia, e eu resolvi tentar. Quando fui apresentada a Pilates, ele disse que me devolveria o dinheiro se eu não me curasse
após as cinco aulas que eu deveria fazer
durante duas semanas. No começo, achei
que aquele homem era maluco, pois me
fazia realizar exercícios que não trabalhavam exatamente o tornozelo. Porém na
quarta aula eu já me sentia muito bem, e
na quinta meu tornozelo estava maravilhoso.
Folha - Por que o método de Pilates é tão
eficiente?
Kryzanowska - Pilates estudou profundamente o corpo humano. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele trabalhou como enfermeiro e criou exercícios físicos
adaptados às condições de cada doente.
Naquela época, inspirou-se, por exemplo, nas camas de hospitais para criar os
aparelhos que passou a usar em suas aulas. Depois da guerra, ele conviveu na
Alemanha com Rudolf von Laban, outro
pesquisador do corpo e do movimento.
Para expandir seu método, Pilates ainda
estudou os treinamentos dos atletas
olímpicos, todos os tipos de artes marciais, ioga e zen-budismo. Valendo-se de
todo esse conhecimento, Pilates criou
uma técnica muito bem resolvida e sensível, que, em vez de estressar os músculos,
promove no corpo uma energização integral. Para não causar cansaço, em seus
exercícios há sempre uma troca de direções e de intensidades de força. Tanto
que, em Nova York, os atores que, num
mesmo dia, realizam sessões duplas de
um espetáculo costumam fazer aulas de
pilates nos intervalos, para repor e ganhar mais energia. Essencialmente, o
método pilates atua sobre a circulação e a
respiração, que são nossas forças motrizes.
Folha - A prática de pilates chega a prevenir ou atenuar a osteoporose?
Kryzanowska - Sem dúvida, porque pilates é uma técnica baseada no equilíbrio
das forças que atuam em todos os ossos
do corpo, fortalecendo-os.
Folha - Durante sua convivência com Pilates, a senhora acompanhou a criação de
certos exercícios?
Kryzanowska - Muitos exercícios que
hoje fazem parte da técnica foram originalmente criados para os meus filhos.
Sempre que eles apresentavam um problema físico ou de saúde, eu recorria a Pilates, que desenvolvia tratamentos específicos para eles e que depois foram
adaptados ao método.
Folha - Hoje pilates também é muito praticado por bailarinos. Há semelhanças entre a técnica pilates e o balé clássico?
Kryzanowska - Pilates sempre conviveu
com bailarinos e influenciou o trabalho
de muitos mestres e coreógrafos, como
Martha Graham. Com o balé clássico, o
método por ele criado tem realmente afinidades porque Pilates apreciava os princípios de harmonia e beleza do classicismo. A cultura da Grécia antiga foi também uma fonte de inspiração para ele,
que nunca separou o bem-estar físico da
saúde mental e da elevação espiritual.
Folha - O método pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?
Kryzanowska - Pilates é um método para todos, sem distinções de idade ou condição física. No entanto é preciso procurar professores devidamente credenciados. Hoje há muitos oportunistas que enganam alunos e desvirtuam a técnica.
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