São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

narciso

Como fazer a cabeça longe do cabeleireiro

CILENE DE CASTRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Toda saidinha
Cabelos longos
Montar um penteado mais elaborado com madeixas longas sem a ajuda de um cabeleireiro sempre dá uma certa dor de cabeça. Mas, se a idéia é sofisticar o visual, este coque com movimento desordenado é fácil de ser feito e perfeito para quem tem rosto redondo e cheinho. De quebra, combina muita bem com decotes provocantes. Aplique um pouco de pomada ou spray fixador para assentar os fios arrepiados e penteie os cabelos. Reparta ao meio, da testa até a nuca, e faça uma maria-chiquinha de cada lado, puxando bem os fios e prendendo com uma fivela colorida. Torça os duas chiquinhas, dê um nó com elas no alto da cabeça e fixe com grampos. Cruze novamente as pontas e prenda mais uma vez com grampos, deixando as pontinhas livres.

Festival de rolinhos
Cabelos curtos
Em dia de festa, é bom mostrar o rosto, usando o cabelo só para emoldurar, e não para esconder. Este penteado não requer prática nem tampouco habilidade, como reza o dito popular. Você só precisa ter um pouquinho de paciência, algum tempo e muito capricho. Ideal para afinar os rostos redondos ou suavizar aqueles mais quadrados, este cabelo cai bem em qualquer ocasião. Aplique musse para modelar em toda a cabeça e penteie o cabelo para trás. Em seguida reparta todos os fios em mechas finas, começando pela frente e indo até a nuca. Cuidado para as riscas não ficarem tortas. Com a ajuda do cabo de um pente e das mãos, vá torcendo as mechas de forma que fiquem bem próximas à raiz. Prenda-as na nuca com grampo.

Simples e esperto
Cabelos curtos
Para quem tem cabelos lisos e finos, este penteado, facílimo de ser feito, é superfeminino, destacando o desenho da nuca. Por isso é bom usá-lo com blusinhas ou camisetas do tipo regata, que deixam os ombros e a parte de cima das costas à mostra. Os grampos, que antes eram escondidos, agora ganham destaque, camuflando os fiozinhos de cabelo que insistem em ficar espetados e resistem aos sprays mais poderosos. Mesmo vistos de cima, os cabelos ganham um visual inusitado, graças ao desenho da risca. Aplique gel em toda a cabeça e reparta o cabelo de lado, fazendo uma risca em ziguezague. Em seguida penteie os cabelos com um pente fino e finalize as laterais com uma fileira de grampos.

Coque sempre
Cabelos longos
Pode ser no alto, no meio ou embaixo. Seja qual for a posição, os coques são clássicos e ainda estão na moda. A diferença é que, hoje, são construídos com uma certa "indisciplina". Fios de cabelo fora do lugar? Pode. E aproveite os adornos, como palitos e fivelas, para complementar o visual. Passe gel por toda a cabeça e reparta o cabelo de lado. Faça um rabo-de-cavalo baixo, bem próximo à base da nuca. Em seguida divida o rabo-de-cavalo ao meio, torça as partes e prenda novamente nas pontas. Depois enrole todo o cabelo num coque, sem apertar os fios, e prenda com grampos. O penteado pode ser finalizado com uma fivela ou com palitos japoneses.


As modelos Fernanda Rodrigues (cabelos curtos) e Simonia de Queiroz (cabelos longos), da agência U:MA, foram penteadas por Celso Kamura e maquiadas por Wendel, do cabeleireiro C. Kamura (tel. 0/xx/11/535-5757).


Texto Anterior: Telefones úteis
Próximo Texto: Alecrim: Lentilha traz sorte e combate o colesterol
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.