São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a degustar

Parece coisa de fanático ou excesso de frescura. O fato é que, devido à sutileza de sabor, a degustação de água não é fácil. Mas existem truques! Tornam a tarefa divertida e ajudam a entender as sensações obtidas com as diferentes águas minerais e o porquê da preferência por um ou outro tipo.
Artur Azevedo, da Associação Brasileira dos Sommeliers (ABS), diz que a degustação de água é feita basicamente como a de vinho, porém é muito mais sutil. Ele indica águas em garrafas de vidro para evitar um eventual gosto deixado pelo plástico.
A água deve estar em temperatura ambiente (até 25C). Muito gelada, prejudica a percepção dos quatro gostos básicos -doce, azedo (ou ácido), salgado e amargo. Para percebê-los, deixe a água um certo tempo na boca antes de engolir, diz Rosemeire Alves, química da Sabesp. Isso é necessário porque cada gosto é sentido em uma parte diferente da língua: na ponta, o doce, nas laterais da frente, o azedo, nas laterais do meio da língua, o salgado, e atrás, o amargo.
Para limpar o paladar entre uma água e outra, coma um pedaço de bolacha tipo água ou miolo de pão.
Como o gosto é dado pela concentração de sais minerais na água, ele será definido pelo que estiver em maior quantidade e atingir um limiar maior nas sensações gustativas, diz Azevedo. Assim, o sódio deixa um gosto salgado e ácido. "Dá uma sensação picante na língua, como a de tomar um sal de frutas", exemplifica Rosemeire.
O cálcio é o que produz o gosto mais próximo do doce, diz Caetano Mautone, químico da Sabesp.
Um certo amargo, uma sensação adstringente como a de comer um caqui verde, é provocado pelo magnésio, diz Rosemeire, que define o gosto dos outros principais sais encontrados nas águas minerais do mercado, potássio e manganês, como basicamente salgados.


Texto Anterior: De aguada, as águas minerais não têm nada
Próximo Texto: Rótulo revela tudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.