São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rótulo revela tudo

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Garrafas de água mineral aromatizada de marca canadense


O rótulo das águas comerciais traz sua classificação química, física e físico-química. Entenda o que significam e como agem no corpo.

Alcalina-bicarbonatada-sódica tipo de água com pH menor do que sete, que contrasta com a acidez estomacal, auxiliando a digestão e favorecendo o tratamento de inflamações do aparelho digestivo.

Fluoretada ou fluorada por conter flúor, é útil no processo de calcificação óssea e na prevenção de cáries e como coadjuvante no tratamento de osteoporose. A OMS recomenda seu consumo para prevenir doenças da boca.

Carbogasosa ou carbônica contém dióxido de carbono (CO 2), natural da fonte ou acrescentado artificialmente. A origem do gás vem especificada no rótulo, mas não altera a classificação da água nem suas propriedades, consideradas depurativas dos rins e auxiliares na dissolução de pedras de ácido úrico.

Radioativa ou fracamente radioativa com ação sedativa das vias urinárias e do tubo digestivo, eleva a diurese e ajuda a reduzir cólicas estomacais, intestinais e renais.

Litinada ajuda na depuração do ácido úrico. O lítio tem efeito sedativo, é considerado "calmante", mas a concentração existente nas águas comerciais não aponta para efeitos significativos nesse caso.

Oligomineral possui pequenas proporções de sais (os mais comuns são sódio, potássio, magnésio, manganês, cálcio e flúor). O rótulo pode trazer apenas os nomes e as quantidades desses sais minerais por litro.

Água mineralizada tal inscrição no rótulo significa que se trata de água purificada a qual foram adicionados sais artificialmente. Os adjetivos "leve" e "levíssima" identificam águas com concentrações bem baixas de minerais e sabor mais neutro (são os sais que dão o gosto e certo peso).

Águas com sabor não são propriamente águas minerais, embora sejam seu principal componente. Hoje em dia, pode ser encontrada no mercado uma marca nacional, rotulada como soda aromatizada e composta por água potável carbonatada e extratos e aromas de frutas.

Fontes: Sociedade Brasileira de Termalismo, Abinam e Empório Santa Maria


Texto Anterior: Aprenda a degustar
Próximo Texto: Água no farol, nem pensar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.