São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como economizar na casa inteira

No banheiro: ao escovar os dentes e fazer a barba, deixe a torneira fechada. O banho não deve ultrapassar 5 minutos; se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. Detalhe: banho na banheira com a água abaixo da metade consome menos que uma ducha de 15 minutos.

Na cozinha: limpe os restos dos alimentos de pratos e panelas antes de lavá-los.Tampe o ralo e encha a pia com água para deixar a louça de molho e soltar a sujeira. Só use água corrente na hora de enxaguar. Para lavar verduras, frutas e legumes, coloque os alimentos de molho em uma bacia com gotas de vinagre ou com solução de hipoclorito. Depois, passe em água corrente para terminar de limpá-los. Se tiver máquina de lavar pratos, só ligue quando estiver com toda a sua capacidade preenchida.

Na lavanderia: deixe as roupas de molho antes de lavar e use a mesma água para esfregar a roupa com sabão. Só abra a torneira no enxágue. Se tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima. Tome cuidado com o excesso de sabão para evitar enxágues desnecessários.

No jardim: prefira plantas que não precisam de muita água, como bromélias, cactos, pinheiros e violetas. Regue-as à noite ou pela manhã, evitando as horas quentes, pois a água evapora antes de atingir a raiz. Molhe a base da planta e não as folhas. A água da chuva pode ser armazenada em recipientes e reaproveitada.

No quintal: evite lavar o carro. Se precisar, utilize balde em vez de mangueira. Aproveite essa água no gramado ou jardim caso tenha utilizado apenas sabão. Ao limpar a calçada, use a vassoura, e não a água para varrer a sujeira. Se houver uma sujeira localizada use o pano umedecido.

Vazamentos: verifique o vaso sanitário jogando cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação, há vazamento. Para isso vale usar também o hidrômetro (relógio de água). Feche as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e deixe aberto os registros na parede que alimentam as saídas de água. Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas se houve alteração. Se o resultado for positivo, há vazamento.

Reaproveitando a água: a que você usou no enxágue da louça pode ser reutilizada para dar descarga nos vasos sanitários ou lavar o quintal.

Equipamentos que ajudam a economizar: No banheiro, instale aerador nas torneiras (peneirinhas na saída da água); ele dá sensação de maior vazão, mas limita a saída de água. Coloque restritor de vazão no chuveiro e prefira as caixas de descarga, em vez das válvulas. Elas chegam a economizar 50% de água.

Na lavanderia, caso tenha lavadora, prefira as de abertura frontal, que gastam menos água que as de abertura superior.

Para regar o jardim, a mangueira modelo esguicho-revólver é econômica, pois distribui melhor a água.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: O que eles fazem pela água do planeta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.