São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

na mesa

Galinha-d'angola é rainha da corte

DA REDAÇÃO

Conhecido pelo talento para fugir de perguntas que possam revelar mais do que o desejado, Pedro Parente, ministro-chefe da Casa Civil, é direto e enfático no quesito gastronômico. Ele não esconde de ninguém: seu prato preferido, mais ainda, sua grande paixão é galinha-d'angola no risoto. "Ele pede sempre o mesmo prato e ainda sugere para quem estiver com ele", conta Alice Castro, funcionária aposentada do Senado que, desde 96, é proprietária do restaurante que leva seu nome -um daqueles onde políticos batem ponto em Brasília. Outro fã da referida galinha é o ministro da Saúde José Serra. Como acontece em algumas questões administrativas, porém, há diferenças de opinião entre ele e Parente. "Serra não gosta de alho nem de cebola", confidencia Alice.

Risoto de galinha-d'angola
calorias: 1.135,7 (1 porção); carboidratos: 78,3 g; proteínas: 65,5 g; lipídios: 58,4 g

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 colher de sopa de cebola picada; 2 colheres de sopa de azeite extravirgem, 3 colheres de sopa de manteiga; coxa e sobrecoxa de galinha-d"angola cozidas e temperadas com alho, cebola, ervas e vinho branco (desfiada em pedaços grandes); 360 g de arroz arbóreo; 1/2 xícara de vinho tinto; 700 ml de caldo de frango; 150 g de alho-poró em rodelas; 50 g de tomate seco; 4 colheres de sopa de parmesão

Como se faz: Doure a cebola no azeite e junte metade da manteiga (1 colher e meia de sopa). Em seguida, acrescente o arroz, o alho-poró e o tomate seco. Refogue bem. Adicione o vinho tinto e deixe evaporar, sempre em fogo bem forte. Junte aos poucos o caldo de frango, sem parar de mexer. À medida que o arroz for secando, coloque mais caldo. Após aproximadamente 20 minutos, quando o arroz estiver al dente, junte a galinha-d'angola desfiada e mexa vigorosamente. Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga e o parmesão ralado. Sirva o risoto quente, polvilhado com mais parmesão a gosto.



Texto Anterior: Peça rara: Da tribo dos índios caiapós ao Sri Lanka
Próximo Texto: Boquiaberto: Livro desvenda a culinária mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.