São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecções bucais podem causar outras doenças

A boca é considerada uma área contaminada, pois abriga germes e micróbios que, em uma pessoa sadia, vivem em simbiose, beneficiando-se mutuamente. Quando esse equilíbrio é rompido, a boca se torna um foco de infecções que podem se espalhar pela corrente sanguínea. Um simples sangramento nas gengivas pode desencadear o processo. "Se isso acontece com uma pessoa com problemas na válvula cardíaca e que também tem uma infecção bucal, o germe pode sair da boca e provocar uma infecção nas artérias", explica José Tadeu Tesseroli de Siqueira, supervisor da Equipe de Dor Orofacial da Divisão de Odontologia do Hospital das Clínicas (HC). Acredita-se que a infecção bucal é uma das possíveis causas da endocardite bacteriana, uma inflamação cardíaca que pode ser fatal.
A Divisão de Odontologia do HC foi criada há 50 anos exatamente para evitar esse tipo de problema. Siqueira afirma que é norma mundial realizar uma avaliação odontológica para eliminar possíveis focos de infecção antes de operar um paciente. A preocupação não se restringe a quem vai passar por uma cirurgia. Os diabéticos, por exemplo, devem tomar cuidados especiais com a saúde da boca. "As doenças periodontais, que atingem a região ao redor do dente, podem prejudicar o controle do diabetes. Na verdade, é um caminho de mão dupla porque o diabetes também causa doenças periodontais", explica Luciano Dib, diretor do Departamento de Estomatologia do Hospital do Câncer - A.C. Camargo. Há indícios de que os problemas na boca podem afetar até a gravidez. Segundo Dib, estudos revelam maior incidência de partos prematuros entre mulheres com doenças periodontais.


Texto Anterior: Quando a dor corre o corpo, mas a raiz é a boca
Próximo Texto: Queixas são mais comuns entre as mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.