São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Odontologia estética ganha novas técnicas

GABRIELA SCHEINBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Clareamento de gengivas, implantes aperfeiçoados e próteses moldadas no Brasil e confeccionadas na Suécia são as principais novidades que serão mostradas durante o 3º Congresso Internacional de Odontologia Estética da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, que acontecerá de 5 a 7 de setembro, em São Paulo. As novas técnicas já estão disponíveis no Brasil, mas ainda são pouco difundidas.
"As pessoas ficam espantadas quando digo que é possível clarear as gengivas", exemplifica João Rubens Montenegro, presidente do congresso. O procedimento se assemelha ao de um peeling no rosto. Substâncias químicas são aplicadas na gengiva, fazendo com que ela descame e recupere sua cor natural. "O clareamento é feito em poucas sessões, sem anestesia. O paciente só sente um ardor passageiro."
Os chamados implantes sem incisão também são pouco conhecidos. Apesar do nome, essa técnica exige cortes, mas todo o processo é muito mais rápido e menos traumático que o tradicional. "No método antigo, a remoção do dente condenado lesava muito a gengiva. Por isso era necessário esperar alguns dias para que a gengiva cicatrizasse e fosse possível inserir o implante", explica Montenegro. O novo procedimento é feito com um instrumento chamado osteótomo. Graças a ele, é possível remover o dente sem afetar a gengiva e inserir o implante na mesma consulta.
Ainda na área de próteses, outra novidade é o sistema Procera, desenvolvido na Suécia. As próteses tradicionais são produzidas sobre uma base feita com um material que, segundo Montenegro, "deixa uma sombra na boca", escurecendo os dentes. No Procera, as bases são feitas em alumina -material cuja resistência só perde para a do diamante-, cuja coloração é mais próxima à cor natural da gengiva. "O benefício estético é marcante", afirma o especialista.
Os moldes são feitos no Brasil e colocados em um scanner tridimensional. Os dados são enviados pela internet para a empresa sueca, que confecciona e envia a base para o cliente brasileiro em cerca de oito dias.

Sedução de botequim O álcool torna qualquer um mais bonito -pelo menos aos olhos de quem está bebendo. De acordo com estudo da Universidade de Glascow (Escócia), a percepção da beleza de pessoas do sexo oposto aumenta 25% depois que alguém ingere o equivalente a quatro copos de vinho ou 1 l de cerveja.

Cheiro em família Pesquisadores da Universidade Estadual de Wayne (EUA) acreditam ter identificado um dos mecanismos usados pela natureza para desestimular o incesto. Testando o olfato de 25 famílias, eles observaram que os pais tendem a não gostar do odor natural do corpo dos filhos, embora muitos consigam reconhecê-lo. As crianças também "torceram o nariz" para o cheiro dos pais.

Foco nos olhos Explicar o que é catarata, glaucoma e degeneração macular e como prevenir esses problemas são os principais objetivos de "Guia Prático para Proteger sua Visão" (220 págs., R$ 49, ed. Campus, tel. 0800-265340). Escrito por especialistas da Escola de Medicina de Harvard (EUA), o livro aborda também o funcionamento e o envelhecimento dos olhos, os cuidados que devem ser tomados -incluindo alimentação e proteção ao sol-, como é um exame de vista e outras doenças oculares comuns na velhice, como presbiopia, síndrome do olho seco e pálpebra caída.

Para apagar de vez o cigarro Parar de fumar é o tema de palestras gratuitas que acontecem em São Paulo hoje, 29/8, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Na Beneficência Portuguesa (tel. 0/xx/11/3253-5022), que mantém programa permanente de apoio ao fumante (HelpFumo, www.helfumo.com.br), serão feitas discussões das 16h às 18h. No Hospital do Coração (HCor, rua Des. Eliseu Guilherme, 123, Paraíso, tel. 0/xx/11/3887-6611, ramal 2209), a palestra será às 17h. Também no HCor, das 9h às 17h, o fumante poderá medir seu nível de intoxicação.

Estima-se que 15% a 20% da população brasileira adulta seja hipertensa



Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Alecrim: Sabor supranacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.