São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sabor supranacional

Do Marrocos, no norte da África, vem o grão-de-bico que, misturado com damasco, ameixa e uva passa, dá corpo ao prato. A colherada de "curry", tempero típico da Índia, representa a Ásia Meridional. Para finalizar, um ingrediente do Extremo Oriente: saquê "mirin", versão adocicada da bebida fermentada feita à base de arroz que é tão importante para os japoneses quanto o chá. Sob medida para quem não faz questão de carne e também para aqueles que gostam de experimentar combinações exóticas, a receita de hoje é um exemplo de que é possível ultrapassar fronteiras sem sair da cozinha.

Grão-de-bico à marroquina

Calorias (por porção): 292; carboidratos: 50,7 g; proteínas: 11,1 g; lipídeos: 5 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para seis porções)
Para o grão-de-bico: 300 g de grão-de-bico, 4 tomates maduros (sem casca e sem sementes) picados, 1 cebola (média) em rodelas, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 50 g de damasco, 50 g de ameixa-preta seca, 30 g de uvas passas, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) rasa de "curry", 1 pitada de canela em pó, 1 pitada de cominho em pó e 1 colher (sopa) de folhas de coentro ou de salsa. Para as abobrinhas: 4 abobrinhas cortadas em fatias (na diagonal), 1 cebola picada, 1 dente de alho amassado, 1 colher (café) de sal, 1 colher (chá) de azeite de oliva e 1 colher (chá) de saquê "mirin" ou de vinagre de maçã.

Como fazer
O grão-de-bico: deixe o grão-de-bico de molho em água fria de um dia para o outro ou em água quente por duas horas. Escorra o grão-de-bico e descarte a água em que ficou de molho. Coloque água fresca em uma panela de pressão, junte o grão-de-bico e cozinhe por 30 min. Escorra e guarde dois copos da água do cozimento. Reserve. Numa panela, refogue a cebola no azeite. Adicione os tomates e refogue por 30 seg. Junte o grão-de-bico, a água do cozimento e todos os outros ingredientes, exceto o coentro (ou a salsa). Cozinhe em fogo baixo por 20 min. Desligue, acrescente o coentro (ou a salsa) e mexa delicadamente. Deixe repousar por três minutos. As abobrinhas: misture a cebola, o alho, o sal, o azeite e o saquê ou o vinagre. Junte as fatias de abobrinha e deixe marinar por 30 min. Grelhe em uma chapa de ferro ou em uma frigideira antiaderente. Sirva como acompanhamento do grão-de-bico. Receita da chef Maria do Céu, do restaurante Céu Natural.


Texto Anterior: Poucas e boas: Odontologia estética ganha novas técnicas
Próximo Texto: Códigos da moda ajudam a perceber melhor o outro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.