UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Feijão e água

"Tenho o hábito de tomar caldo de feijão quase diariamente. Às vezes, como também os grãos. Isso sustenta bem ou é como o arroz, que dizem não ter nenhum nutriente? Outro hábito meu é tomar água mineral gasosa. Faz bem? É melhor que beber água normal?"
Maurício Pio Ruella, São Paulo, SP

Tanto o feijão como o arroz são ricos em carboidrato, essencial para gerar energia para o organismo. O feijão é também uma excelente fonte de proteína. "Feijão e arroz complementam-se nutricionalmente, e o consumo do caldo do feijão já colabora para essa complementação", explica a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri. A especialista recomenda consumir esses vegetais na proporção de três para um: três porções de arroz e uma porção de feijão. O consumo exagerado de água mineral com gás não é indicado. "O gás deixa o estômago mais dilatado, e a pessoa pode beber menos água do que poderia ou deveria", diz Rodrigues. Além disso, o gás pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas e o funcionamento intestinal, causando flatulência e obstipação.

Visão embaçada

"Tenho 21 anos e gostaria de saber por que minha visão parece ficar embaçada quando estou cansado. Isso é normal?"
Guilherme Fidelis, Ituverava, SP

O embaçamento visual associado ao cansaço pode indicar a existência de algum problema ocular. Segundo o oftalmologista Jorge Dias, do Hospital do Olho de Rio Preto (São José do Rio Preto, SP), esse embaçamento pode ocorrer quando há necessidade de corrigir algum grau por meio do uso de óculos ou quando existe diminuição da capacidade de convergência ocular -movimento necessário para focar objetos próximos. Em ambos os casos, é preciso consultar um oftalmologista.


Salto para meninas

"Recentemente, fui comprar uma sandália para a minha filha e percebi que 80% das sandálias tinham salto. Uns maiores, outros menores. Salto nas sandálias das crianças não prejudica o desenvolvimento dos pés? Elas terão mais propensão a ter varizes?"
Joana Mazzucchelli, via e-mail

O uso de sapatos -de qualquer modelo- com salto alto realmente não é recomendável para crianças, afirma o ortopedista Paulo Roberto dos Santos, do hospital Santa Rita (SP). O salto provoca a mudança do centro de gravidade do corpo, aumentando a curvatura natural da coluna (lordose lombar) e predispondo a menina a sentir dores nas costas. "Sapatos com salto também aumentam o risco de quedas e podem causar a formação de joanetes e calosidades nos pés, mas não aumentam a propensão para o aparecimento de varizes no futuro", diz o ortopedista.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: drible a neura: Quarto dos pais não é lugar para filho dormir
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.