UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sono infantil tem particularidades

É absolutamente normal que a criança acorde durante a madrugada. Até o primeiro ano de vida, fase do chamado sono polifásico, a criança dorme de 17 a 18 horas por dia e acorda, pelo menos, a cada três horas, explica o médico Ademir Baptista Silva, chefe do Setor de Distúrbios do Sono da Unifesp.
De um ano de idade até cerca de quatro anos, o sono vai apresentar pelo menos duas fases. Ela então precisará dormir à noite e também uma vez, no mínimo, durante o dia. E, mesmo nessa fase, os despertares noturnos são comuns. Se acorda de madrugada e é aceita na cama dos pais, a criança pode se habituar a isso. "Quando crescer, pode associar os despertares à presença dos pais. E, ao encontrar-se só no próprio quarto, pode apresentar dificuldade para dormir", explica Silva.
Além disso, ao dormir com os pais, a criança não tem o sono completo, mas "picado", o que só faz mal, podendo até levá-la a ter insônia. O especialista é taxativo em alertar: "Dormir com os pais só prejudica o sono dos pequenos".
Por fim, há ainda a comprovação científica de que o sono de melhor qualidade é aquele que a pessoa realiza sem ninguém ao seu lado.


Texto Anterior: drible a neura: Quarto dos pais não é lugar para filho dormir
Próximo Texto: Como agir quando o filho implora pela sua cama
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.