São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Pacientes adiam tratamento contra o câncer

Uma pesquisa realizada pelo HUB (Hospital Universitário de Brasília) constatou que pacientes de câncer com nível de escolaridade mais baixo costumam adiar o tratamento por mais tempo.
Do grupo analisado, os que tinham seis anos de estudo ou menos demoraram quase cinco meses entre o primeiro atendimento e o diagnóstico. Cai para, em média, três meses a demora no caso dos pacientes com mais de seis anos de estudo.
Mais um dado da pesquisa revela outro fator preocupante: dos 41 entrevistados, 22% chegaram a buscar auxílios alternativos antes de qualquer ajuda médica. Entre elas, sessões de acupuntura, visitas a igrejas e ingestão de chás.
O estudo leva os pesquisadores a acreditar que o grau de instrução dos pacientes está diretamente ligado a um maior conhecimento sobre o câncer, suas conseqüências e seus possíveis tratamentos.
Medo do diagnóstico, baixa renda e a busca por uma segunda opinião médica foram apontados como outros motivos para o atraso. Os entrevistados também alegaram dificuldades para marcar e retirar exames.
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico da doença, maiores são as chances de sucesso no tratamento. O diagnóstico é considerado tardio quando a doença já apresentava sintomas antes de o quadro ser confirmado.

Programa antitabagista
A Universidade Guarulhos recebe inscrições para o programa PrevFumo, que é gratuito. O trabalho visa ajudar fumantes a largar o vício por meio de seis encontros semanais, em grupos de até 12 pessoas. Nas reuniões, discute-se o vício e as estratégias para se livrar dele. Para participar, é preciso passar por uma avaliação do grau de dependência e do sistema respiratório.
Inscrições: tel. 0/xx/11/6464-1778.

Doação de leite para bebês
O centro de atendimento da disciplina de infectologia pediátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) precisa de leite em pó. O produto é distribuído para 335 filhos de mães infectadas pelo vírus HIV que são atendidos pela instituição e não podem ser amamentados. Informações sobre os tipos de leite utilizados pelo telefone 0/xx/11/5085-0229, das 7h às 15h. O centro fica na rua Pedro de Toledo, 924, Vila Clementino.

Redução do estômago
Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia) e da Universidade de Utah (EUA) descobriram que pacientes submetidos à cirurgia de redução do estômago (foto) têm de 30% a 40% menos risco de morrer em dez anos do que os não-operados. Os estudos foram divulgados no "New England Journal of Medicine".

Dificuldades para se alimentar bem
Uma pesquisa realizada com 1.500 pessoas pelo Hospital do Coração, em parceria com o Instituto de Metabolismo e Nutrição e a Synovate, mostra que os brasileiros não sabem selecionar alimentos, não tiram dúvidas sobre nutrição com médicos e não têm hábito de consumir frutas (foto) e verduras. O estudo também aponta que as mulheres são as principais responsáveis pela escolha dos alimentos em casa. A pesquisa está sendo divulgada no 5º Congresso Paulista de Nutrição Clínica, que termina amanhã.

Exposição sobre dermatologia
A exposição Dermatúnel será realizada com o 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de 2 a 5 de setembro, no pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera (São Paulo). A instalação terá cenários interativos e recursos audiovisuais (foto), distribuídos em oito instalações que explicam a estrutura da pele e do cabelo e ensinam como prevenir doenças de pele e sexualmente transmissíveis. A visita, gratuita, dura 45 minutos e pode ser feita das 10h às 17h. Agendamentos pelo tel. 0/xx/11/3464-0721.


Palestra para iniciantes na ioga
A Unimed Paulistana promove hoje, das 18h30 às 19h30, uma palestra sobre a prática de ioga. O evento é gratuito. A especialista Maria Xavier abordará os benefícios proporcionados pela atividade e ensinará algumas técnicas que podem ser feitas em casa. A palestra será realizada na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 300, Vila Mariana, em São Paulo. Mais informações no site www.unimedpaulistana.com.br. Inscrições pelo tel. 0/xx/11/3055-2800.


Palestra aborda saúde do homem
"Mais Saúde para o Homem" é o título de uma palestra gratuita sobre sexualidade e sistema urinário masculinos que será realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) no dia 4 de setembro, das 11h às 13h. No evento, serão discutidos disfunções, doenças mais comuns principalmente em homens com mais de 45 anos e tratamentos disponíveis. Basta comparecer ao Hospital São Paulo (r. Napoleão de Barros, 715, 15º andar, São Paulo).


[...] ESTUDO REVELA QUE A DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA AFETA MAIS DE 7 MILHÕES DE BRASILEIROS QUE TÊM MAIS DE 40 ANOS

Texto Anterior: Na prateleira: Doce de leite sem lactose
Próximo Texto: Rosely Sayão: A educação pela brincadeira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.