UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Teste indica pico de fertilidade feminina

ANA PAULA DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um teste semelhante aos de gravidez, feito em casa, identifica os dois dias mais férteis da mulher com 99% de precisão. Indicado principalmente para casais que estão tentando ter filhos, o Clearplan chega ao mercado brasileiro após cinco anos de comercialização no exterior.
A cada ciclo menstrual, cerca de mil óvulos são ativados, mas apenas um será maturado e irá para as trompas. Entre o décimo e o 12º dia do ciclo -em mulheres com ciclos regulares de 28 a 30 dias-, o organismo passa a produzir o hormônio luteotrófico (LH), que é responsável pela maturação do óvulo, explica o médico especializado em reprodução humana Arnaldo Schizzi Cambiaghi, do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia. Esse hormônio é absorvido pela corrente sanguínea e excretado pela urina.
Para fazer o teste, a mulher precisa mergulhar um bastão em sua urina por alguns segundos e aguardar três minutos. Esse é o tempo necessário para que o Clearplan identifique se há ou não LH na urina. Duas faixas azuis indicam resultado positivo, ou seja, a mulher está realmente em seu período mais fértil. Se ela quer engravidar, esse é o período mais propício para a fecundação.
O teste é útil principalmente para os casais que estão tentando ter filhos, mas não estão em tratamento de reprodução assistida. "Para pacientes que estão em tratamento de fertilidade, esse tipo de teste é desnecessário, pois faz parte do processo a injeção de hormônios que estimulam imediatamente a ovulação, ou seja, a mulher já sabe que estará em seu período fértil depois da aplicação", explica o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Selmo Geder.
Cambiaghi acredita que o teste de ovulação possa ser utilizado também na situação inversa, quando a mulher não quer engravidar. "Ele é um recurso a mais para evitar a gravidez", diz ele.
Disponível em farmácias, o Clearplan contém cinco bastões para teste e custa R$ 115, em média.


Estima-se que o cigarro tenha causado a morte de 100 milhões de pessoas no século 20

Remuneração proporcional à altura
De acordo com a análise de quatro pesquisas, realizada na Universidade da Carolina do Norte (EUA), funcionários altos ganham mais e são mais respeitados que os mais baixos -pelo menos nos Estados Unidos e no Reino Unido. A relação entre altura e salário é especialmente significativa entre profissionais de vendas e em gerências administrativas.

Altruísmo e saúde mental
A incidência de distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão é menor entre pessoas que são carinhosas, boas ouvintes e que costumam ajudar os outros, sugere estudo da Universidade de Massachusetts (EUA) feito com 2.016 protestantes. Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque os altruístas são menos focados em seus próprios problemas.

Para os maduros
A experiência como orientadora de grupos de reflexão com pessoas com mais de 45 anos é a base do novo livro da psicóloga Maria Celia de Abreu, colunista da Folha. Em "Depressão e Maturidade" (160 págs., R$ 23, ed. Plano, tel. 0/xx/61/ 361-1384), ela explica os vários tipos de depressão, explicando que eles não são naturais do envelhecimento e devem ser tratados.

Cereais na balança
O risco de engordar ao longo dos anos é 50% menor entre mulheres que frequentemente comem grãos integrais, que são ricos em fibras. Esse resultado baseia-se no acompanhamento, desde 1984, dos hábitos alimentares de 75 mil enfermeiras norte-americanas, feito por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA).

Informar-se para prevenir
Na próxima quinta-feira, 6/11, a partir das 10h, Henrique Guedes Neto, diretor da Soc. Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, dará uma palestra gratuita em São Paulo sobre prevenção de problemas vasculares, como infarto e derrame. Inscrições pelo telefone 0/xx/11/3148-9008.


Texto Anterior: pergunte aqui
Próximo Texto: alecrim: Sobremesa combina aguardente e ricota
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.