São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudos com acupuntura

Algumas pesquisas vêm mostrando que a acupuntura pode ajudar na reprodução assistida. Uma delas, feita em 2002 pelo instituto alemão Christian-Lauritzen, acompanhou 160 pacientes desse tratamento. Enquanto 80 receberam acupuntura 25 minutos antes da transferência do embrião, a outra metade não usou o método. No primeiro grupo, 42,5% das mulheres ficaram grávidas. No grupo de controle, a taxa de gravidez foi de 26,3%.


Segundo a psicóloga norte-americana Gayle D. Crespy, mulheres com depressão e estresse têm baixos níveis de fertilidade e a depressão e o estresse também são resultado da infertilidade


Dois anos antes, um estudo da Universidade Federal de São Paulo havia analisado os efeitos da acupuntura na fertilidade masculina.
Foram acompanhados 19 homens que tinham espermatozóides de baixa qualidade. Destes, dez receberam agulhadas em pontos específicos da acupuntura. Nos outros nove, as agulhas foram colocadas em pontos falsos. "Os exames tinham alteração de quantidade, motilidade (capacidade de locomoção dos espermatozóides) e forma. Não houve mudanças nos dois primeiros, mas conseguimos alterar a morfologia, aumentando o número de espermatozóides com forma normal", diz o urologista e acupunturista Edson Gurkinkel, autor do trabalho.
Ele ressalta que a acupuntura pode ser uma ferramenta para ajudar na reprodução assistida. "Na fertilização in vitro, basta um bom espermatozóide. Quando eles possuem formas muito anômalas, esse pode ser um caminho", diz.
Após a pesquisa, Gurfinkel conseguiu bons resultados em alguns homens, mas não deu certo com todos os pacientes. "Não se trata de uma resposta divina para esse tipo de caso", alerta.


Texto Anterior: Alternativas
Próximo Texto: Entrevista: Visão para todos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.