São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Própolis brasileiro contra o câncer

Uma solução natural e acessível promete acabar com os efeitos colaterais provocados pelos tratamentos tradicionais contra o câncer. O pesquisador cubano José Agustín Quincoces Suárez, professor da Universidade Bandeirante de São Paulo, comprovou que substâncias derivadas do própolis (resina coletada pelas abelhas em plantas) têm propriedades contra tumores, inflamações e micróbios. Os testes mostraram que elas são capazes de tratar casos de câncer no pulmão, na mama, no cólon, nos rins, no ovário, na próstata e também de leucemia. "É uma conquista de todo o país, já que somente o própolis brasileiro tem tais propriedades. Isso por causa da riqueza da flora e das características das abelhas nacionais. E, para garantir a exclusividade, já patenteamos uma das substâncias", explica o professor. A próxima etapa são os testes em seres humanos, que devem começar em duas semanas.

ATÉ NO INTERIOR

O famoso ar puro do interior paulista não pode ser mais encontrado na cidade de Taubaté e no Vale do Paraíba. Um estudo realizado com dados de 2001 da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e do Hospital Universitário da cidade, a 140 quilômetros de São Paulo, mostra que as taxas de poluentes na região provocaram o aumento do número de internações infantis decorrentes de problemas respiratórios. A proximidade com a cidade de São Paulo foi apontada como um dos agravantes.

LINFOMA E LEUCEMIA

A 3ª Conferência Internacional de Linfoma e Leucemia, que ocorre de 1º/4 a 3/4 em Campinas, terá uma programação especial para pacientes e cuidadores. Temas como reinclusão social e escolar, direitos do paciente e orientação judicial para obtenção gratuita de medicamentos e exames serão abordados em 24 palestras. Informações pelo tel. 0/xx/11/2141-1611.

EM CONJUNTO

A descoberta é resultado de mais de cinco anos de pesquisas realizadas por Quincoces, com o apoio de pesquisadores da Alemanha e da Espanha. A utilização dos princípios ativos em pacientes ainda pode demorar alguns anos

DOENÇAS GENÉTICAS

O Encontro Nacional de Apoio a Portadores de Doenças Genéticas ocupa, nos próximos dias 2 e 3/4, o Centro de Convenções Imigrantes (rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, SP). O evento pretende discutir novas formas de tratamento e políticas para o acesso global. Outras informações estão disponíveis no site www.portaldassindromes.com.br.

CENTRO DE SERVIÇOS EM HOMECARE

Começa a funcionar hoje o primeiro Centro de Serviços em homecare de São Paulo, criado pela White Martins (r. Pedro de Toledo, 418, Vila Mariana, tel. 0/xx/11/ 5908-4450). Além da venda e locação de produtos, haverá orientação de profissionais de saúde, central telefônica e um site para que o médico acompanhe seus pacientes.

SAÚDE PARA IDOSOS

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP promove, de 5/4 a 21/6, o ciclo de palestras gratuitas Saúde na Terceira Idade. A programação completa pode ser consultada no site www.fcf.usp.br/extensao/eventos/terceiraidade/2005-1.htm. Informações pelo tel. 0/xx/ 11/3091-3639.

MARATONA PRÓ-SEXO

Durante a 6ª Meia-Maratona Abra o Jogo, que acontece no próximo domingo, dia 3, na Cidade Universitária, em São Paulo, psicólogos da USP darão orientação sobre qualidade de vida sexual. Saiba mais no site www.corpore.org.br.


Texto Anterior: Principais doenças
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Crianças não são pequenos adultos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.