São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mistura fatal

A combinação de cigarro com álcool aumenta em 150 vezes as chances de uma pessoa desenvolver algum tipo de câncer de boca. Só o cigarro, por exemplo, possui 4.700 substâncias tóxicas, sendo que 60 são carcinogênicas. "Essas substâncias penetram na mucosa e agem no DNA das células, fazendo com que elas se multipliquem de forma desordenada, formando tumores", explica o oncologista Luiz Paulo Kowalski, do Hospital do Câncer.
Mas o cigarro não é o único vilão desencadeador da doença. As bebidas alcoólicas também possuem substâncias tóxicas, como a nitrosamina e os hidrocarbonetos. Pior ainda: por ser solúvel, o álcool aumenta a permeabilidade das células da mucosa aos agentes carcinogênicos contidos no tabaco, o que explica a combinação fatal entre cigarro e bebida em excesso.
Outro fator indiretamente desencadeante é que o alcoolismo costuma causar perda de apetite, o que pode resultar em deficiências nutricionais que diminuem a imunidade e aumentam as chances de contaminação.


Texto Anterior: Aprenda a se prevenir
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.