São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a se prevenir

Hoje, Dia Mundial Sem Tabaco, o assunto está sendo discutido em vários países. Se você é um tabagista ou um etilista crônico, tem uma má higienização bucal, segue uma dieta pobre em vitaminas, tem problema com prótese mal ajustada, consome chimarrão em excesso e de forma prolongada ou tem casos de câncer na família, deve dobrar a atenção.
Homens acima de 40 anos são mais afetados porque, segundo os especialistas, fumam e bebem mais do que as mulheres. Mas a incidência de câncer de boca em adolescentes e mulheres têm crescido. Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) mostram que, nos últimos 20 anos, os óbitos de mulheres em consequência do câncer de boca aumentaram pelo menos 50%.
A melhor forma de prevenir a doença, além de evitar os fatores de risco, é realizar o auto-exame bucal uma vez por mês. A técnica é simples, e a própria pessoa pode fazer em casa.


Texto Anterior: Ex-fumantes com câncer
Próximo Texto: Mistura fatal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.