UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"Já deixei de fazer exames porque achei que não eram necessários ou porque eram desagradáveis. Eu não me submeto a exames desagradáveis, a não ser os imprescindíveis"

Vanderli Custódio, 40, professora universitária


"Eu negocio a quantidade de exames que vou fazer. Uma vez, de dez exames caiu para três. Acho que o médico deveria ter coragem de arriscar um palpite"

Jaqueline Biscuola de Pinho, 36, diretora comercial


"A primeira atitude dos médicos é pedir exames, hoje isso é normal. Antigamente era melhor, era médico de família, em quem a gente confiava"

Carlos João de Aguiar, 74, motorista particular


"Eu prefiro quando o médico pede exame. Pelo menos você sabe o que tem e toma o remédio certo. Se tem de fazer, eu faço"

André Luís Koronfli, 25, gerente comercial


"Para o médico, numa rotina de atendimento estafante, é mais fácil pedir os exames do que ouvir o paciente atentamente. Mas nós sabemos que ouvir atentamente pouparia exames e teria mais eficácia"

Jorge Mattar, médico dos hospitais das Clínicas e Sírio Libanês


"Quando fiz check-up, achei que fosse necessário fazer uma bateria de exames, mas foram só os de rotina. Achei estranho, mas confiei"

Ângelo Miyake, 37, fotógrafo


"Geralmente vou ao médico quando estou com algum problema, aí ele pede só os exames de rotina. Com os exames, a gente fica mais segura"

Sandra Bodick, 35, artesã


"Alguns médicos exageram, mas sou superneurótica, cobro os exames. Antes de ser operada, exigi do médico mais que um exame de sangue"

Fernanda Costa, 24, artista plástica


"Depois de uma consulta de apenas dez minutos, o médico só pediu dois exames, de sangue e urina. Eu achei estranho"

Marcelo Favaro, 33, chef de cozinha


Texto Anterior: Confira os exames anuais obrigatórios
Próximo Texto: foco nela: Consultora propõe a minimização do lixo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.