São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relação entre diabetes e consumo de refrigerantes

Reduzir o consumo de refrigerantes (foto) e refrescos artificiais protege contra o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Diminuir a ingestão de vegetais tem o efeito contrário: aumenta o risco da doença. Já a diminuição no consumo de gordura parece não afetar as chances de o problema aparecer. Os dados provêm de três estudos recentes, publicados no "Archives of Internal Medicine".
O impacto das bebidas açucaradas foi avaliado a partir de dados de quase 44 mil mulheres. Durante o estudo, 2.713 desenvolveram diabetes, e foi constatado que as que consumiam dois ou mais sucos artificiais por dia tinham 31% mais risco de ter a doença do que quem bebia esses produtos menos de uma vez por mês. Refrigerantes diet e sucos de laranja ou de toranja, porém, não foram associados ao risco.
Outro estudo, com quase 22 mil pessoas, avaliou os níveis de vitamina C no sangue dos participantes -o aumento desse índice sugere um maior consumo de vegetais. As que possuíam o nível mais alto da vitamina tinham 62% menos chance de ter diabetes do que as que tinham o nível mais baixo.
O efeito da dieta pobre em gordura foi avaliado em quase 49 mil mulheres na pós-menopausa, acompanhadas por oito anos. Cerca de 7% delas desenvolveram diabetes - o índice, porém, foi parecido entre as que tinham uma dieta normal e as que ingeriam menos gordura.

ALIMENTAÇÃO O consumo diário de duas ou mais bebidas açucaradas eleva o risco de surgimento da doença


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Sobre pais e avós
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.