São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que são danças circulares

Seus praticantes obedecem a um ritual: dançam sempre em círculo porque acreditam que a roda simboliza o fato de o indivíduo ser parte do todo. Antes do início de cada aula, o orientador comenta o significado da dança e o sentimento que pode ser vivenciado a partir dela. Seu objetivo é liberar a criatividade e diminuir o estresse. Não há preocupação com passos marcados. A coreografia não é fundamental. O erro é visto como uma oportunidade de dançar de novo, repetir os movimentos. Para seus praticantes, quanto mais se repete, melhor se vivencia o sentimento que a dança quer transmitir. Eles acreditam que a dança circular tem um poder integrador e reforça o respeito entre as pessoas.
Embora seja atividade física, a dança circular não prioriza a estética. O mais importante é a celebração e o sentimento de equipe. A diversidade de pessoas faz a riqueza do ritual.


Texto Anterior: O que são danças étnicas
Próximo Texto: Dança é para todos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.