Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"É na maturidade que temos nossos melhores cérebros"

DOUGLAS LISBOA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Editora do "New York Times" e autora de "O Melhor Cérebro da sua Vida" (Zahar, R$33, 248 págs), Barbara Strauch, 57, falou à Folha sobre os caminhos apontados pela ciência na busca de cérebros mais saudáveis e como práticas simples podem prolongar nossa capacidade cognitiva. Leia os principais trechos da entrevista.

-

Folha - Já podemos amadurecer sem medo?

Barbara Strauch - Sim, claro. De muitas formas, nós temos os melhores cérebros de nossas vidas quando atingimos a maturidade, capazes de resolver os problemas mais complexos, fazer melhores julgamentos e ter uma visão mais otimista das coisas.

Que novidades da ciência em relação ao envelhecimento você destacaria?

A novidade é que uma das melhores coisas que podemos fazer pelos nossos cérebros é o exercício físico. O cérebro é como o coração, precisa de sangue e de oxigênio. As pesquisas demonstram que os exercícios podem aumentar o volume do cérebro, melhorar a capacidade de aprendizagem e até produzir novos neurônios.

Então, amadurecer tem também suas compensações?

Sim. A ciência mostra que, se nos mantemos saudáveis, podemos ter cérebros perfeitos por anos, sendo mais ativos e úteis para a sociedade.

Leia a íntegra da entrevista e trecho do livro em folha.com/no101742

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.