Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vôlei

Ricardo Lucarelli

Destaque nesta Superliga e na base, ponteiro segue os passos de sua irmã mais velha e torce para ser lembrado por Bernardinho

DE SÃO PAULO

O técnico Bernardinho costuma dizer que atualmente há dificuldade para se formar bons ponteiros no Brasil.

Ricardo Lucarelli, 19, tem se mostrado uma boa opção para a posição. Tanto que, devido a uma lesão de Giba, o atleta foi convocado para os amistosos preparatórios para o Sul-Americano de 2011. Pouco antes, Lucarelli havia disputado o Mundial juvenil e se consagrado como o terceiro maior pontuador.

"Ele foi, sem dúvida, um dos destaques da seleção juvenil e é um potencial. O Lucarelli está em observação e pode vir a integrar a seleção de novos, por exemplo", afirmou Bernardinho na época.

Fez sua estreia no Maracanãzinho, na vitória do Brasil contra o Japão. Meses depois, acabou sendo convocado novamente, dessa vez para disputar o Pan de Guadalajara, em que a seleção foi representada por uma equipe mista.

Mas uma lesão na virilha direita o tirou da competição -o Brasil foi campeão.

"Fiquei um pouco triste. O Pan seria minha primeira grande competição com a seleção adulta. Agora, tenho que olhar para a frente, jogar bem na Superliga e, quem sabe, voltar a ser convocado", afirmou, pouco antes do início do torneio nacional.

Apesar da pouca idade, Lucarelli, que defende o Minas, já figura entre os melhores da competição. Tem o melhor aproveitamento no ataque da Superliga (44,93%) e, até a décima rodada do primeiro turno, era o nono maior pontuador, com 139 pontos.

O pequeno período em que ficou na seleção o lapidou.

"A seleção é muito diferente. Você amadurece e entende como é um esporte de alto nível", declara o ponteiro.

"Os jogadores estão sempre lutando o máximo. Isso é uma coisa que diferencia a seleção brasileira: a busca pela perfeição", afirma o atleta, que começou no esporte aos 14 anos, em um pequeno clube de Linhares (MG), para seguir os passos da irmã mais velha, Rafaelli, que já se aventurava nas quadras.

Há quatro anos, enquanto o Brasil perdia a final para os EUA nos Jogos de Pequim,

Lucarelli nem imaginava que seguiria carreira na modalidade. "Para mim, era só uma brincadeira. Nunca pensei em um dia jogar profissionalmente e chegar à seleção", afirmou.

QUEM É

NOME Ricardo Lucarelli Santos de Souza

NASCIMENTO 14.fev.1992, em Contagem (MG)

PESO E ALTURA 90 kg e 1,97 m

CLUBE Minas Tênis Clube

ESCOLARIDADE Terceiro ano do ensino médio

TWITTER @lucarelli8

ÍDOLOS Murilo e Escadinha

HOBBY Usar computador, ir ao shopping e assistir a filmes

MÚSICA Pagode, sertanejo, música eletrônica e pop americano

QUESTIONÁRIO

O que estava fazendo quatro anos atrás?

Eu treinava no clube Meritus, em Contagem (MG). Ainda era mirim ou infantil. Naquela época, vôlei para mim era brincadeira. Nunca pensei que um dia ia jogar profissionalmente e chegar à seleção. Quando fui convocado pa-ra a seleção infantil em 2008, percebi que o vôlei poderia ser um emprego. No Sul-Americano infantil de 2008, fiquei em segundo.

Como se vê em 2016?

Tento não pensar muito em 2016. Quero jogar bem na Superliga deste ano e esperar que, em 2016, eu chegue em condições de brigar por uma vaga. Mas seria um sonho representar o Brasil e conquistar uma medalha.

Recebe apoio?

Recebo salário do meu clube, o Minas, mas não tenho patrocinador pessoal.

(MARIANA BASTOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.