Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

3 a 6 anos

Invente junto

Na fase da criação do faz de conta, crianças precisam ter a oportunidade de imitar, criar e desenvolver atividades em que exerçam a imaginação

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É nessa faixa etária que as crianças se interessam mais pela criação do faz de conta.

É importante que, ao lado da mãe, elas tenham a oportunidade de imitar, criar e desenvolver atividades em que exerçam muito a imaginação.

Ler histórias, inventar peças e ir a museus, ao cinema e ao teatro (interativo, de preferência) podem ajudar nesse propósito e estimular a criatividade dos pequenos.

Uma boa dica para as mães que têm menos tempo disponível é incluir os filhos nas atividades diárias e desenvolvê-las de forma mais lúdica.

A produtora culinária Tatiana Damberg, 32, transformou o ato de cozinhar, sua paixão e profissão, em uma diversão para a filha Alice, 4.

"Ela adora receitas que envolvam ovos", conta. "É craque em contá-los e quebrá-los sem deixar cair a casca. Pode ser bolo, omelete, su-flê, ela adora fazer tudo."

Alice também é fã das receitas de biscoito, que elas fazem com massa de cortar e forminhas. "É bacana porque ajuda na coordenação e ensina noções de tamanho e quantidade", diz a mãe.

Além de ajudar a aproximar mães e filhos, atividades como cozinhar podem servir para abordar conteúdos que as crianças começarão a aprender na escola e mostrar sua utilidade na prática, como contagem e mudanças do estado físico da comida.

Já para quem tem mais tempo pode ser um bom momento para introduzir brincadeiras tradicionais (daquelas que a mãe costumava fazer na rua quando criança).

"Nessa idade, as crianças são muito curiosas", diz Maria Angela Barbato Carneiro, professora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP. "Organizar uma caça ao tesouro em família pode ser bastante divertido." (TB E AK)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.