Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

7 a 11 anos

Hora de impor limites

Respeitar e compreender a importância das regras são essenciais nesse momento da vida

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Toda semana, a consultora de imóveis Vanessa Miller, 38, reserva um espaço na agenda corrida para ir com a filha Manuela, 8, praticar equitação na Sociedade Hípica Paulista, no Brooklin, zona sul de São Paulo.

Elas começaram há sete meses. Manuela no pônei e a mãe no cavalo. Em pouco tempo, o programa se tornou um dos preferidos. "Sempre gostei de cavalos e minha filha está adorando. Ela foi sem medo", conta Vanessa.

A atividade que aproximou os gostos de mãe e filha também traz benefícios importantes para Manuela -melhora equilíbrio, postura e coordenação motora.

Também a ensina a respeitar e a compreender a importância das regras para desempenhar o esporte melhor, o que, de quebra, é levado para as outras áreas da vida.

Dos 7 aos 11 anos é uma fase em que essas características têm que ser estimuladas, recomenda Lino de Macedo, especialista em psicologia do desenvolvimento.

"É a fase de desenvolver ou aprender estratégias, respeitar os adversários, o contexto do jogo, aceitar o desfecho de uma partida."

Separar ao menos uma hora por semana para praticar uma atividade esportiva ao lado do filho pode ser uma oportunidade para ajudá-lo nisso, diz o especialista.

VIAGENS E DESCOBERTAS

Esta também é a hora de realizar com as crianças brincadeiras que envolvam descobertas. Viagens para locais de culturas diferentes, por exemplo, podem ir além do lazer e virar um jogo.

"As pessoas esquecem que andar e pensar na história da cidade são prazerosos", diz Helena Singer, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz. Um bom começo é observar mapas de localização na internet e escolher ruas para passear.

A partir disso, a criança pode desenhar mapas e pesquisar um pouco mais da história local. E nem é preciso ir tão longe para colocar o plano em prática. Em São Paulo, os bairros da Mooca e da Liberdade são recheados de histórias de imigrantes. (TB E AK)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.