Índice geral Especial
Especial
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plano Diretor é meta de candidatos

Em debate promovido pela Folha, postulantes a uma vaga na Câmara discutem propostas

Adriano Vizoni/Folhapress

DE SÃO PAULO

Em debate promovido pela Folha na noite de terça-feira seis candidatos a vereador apontaram a elaboração do novo Plano Diretor Estratégico da cidade como a principal tarefa da Câmara Municipal na próxima legislatura, que começa em janeiro.

Participaram candidatos das principais coligações que disputam a eleição: Celso Jatene (PTB), Andrea Matarazzo (PSDB), Nabil Bonduki (PT), Luiza Eluf (PMDB) e Ricardo Young (PPS). Atual presidente da Casa, José Police Neto (PSD) representou o partido do prefeito Gilberto Kassab.

Os candidatos foram entrevistados pelos jornalistas Michele Oliveira, editora da revista "sãopaulo", Evandro Spinelli, repórter de "Cotidiano", e Marcos Augusto Gonçalves, colunista da Folha. Eles também responderam a perguntas da plateia presente no auditório do jornal.

Ao todo, 1.227 candidatos se inscreveram para concorrer às 55 cadeiras do Legislativo paulistano, o maior do país. Caberá aos eleitos discutir e propor projetos de interesse da população e fiscalizar os atos do futuro governo.

Quem tomar posse em janeiro receberá um salário maior, de R$ 15.031, ante os R$ 9.288 pagos atualmente. Além disso, haverá a inclusão de um novo benefício na folha de pagamento, o 13º.

Entre as propostas dos candidatos, a aprovação do novo Plano Diretor aparece como a principal meta para o ano que vem. O primeiro projeto data de 2002 e deveria ter sido renovado neste ano.

O plano organizará a ocupação das regiões da capital nos próximos anos, definindo, por exemplo, estímulos para o desenvolvimento econômico de bairros ou o limite de construção de prédios.

O projeto, na avaliação dos candidatos, terá sobretudo de suprir carências de serviços públicos, como escolas e hospitais, e ficar imune a interesses de empresas de construção civil.

DESCENTRALIZAÇÃO

O segundo tema mais debatido foi o papel das subprefeituras. Há uma década em funcionamento, as 31 unidades perderam atribuições e, hoje, são comandadas, em sua grande maioria, por coronéis da reserva da Polícia Militar.

Para os postulantes, as subprefeituras devem recuperar a força administrativa e resolver o impasse acerca da participação popular. Prevista em lei, a criação de conselhos com representantes dos moradores em cada uma delas não saiu do papel.

Eles responderam, ainda, a respeito do repasse de subsídios para o sistema de transporte coletivo e do incentivo ao uso de bicicletas.

De acordo com os seis postulantes, é necessário manter o subsídio. Porém, a fiscalização da prestação do serviço deve ser reforçada. Em relação às "bikes", destacaram a falta de regras para a inserção dos ciclistas no trânsito.

Questionados sobre soluções para a redução do deficit de moradias, os participantes sugeriram a ocupação de prédios vazios e até a punição a proprietários de imóveis abandonados.

Todas as reformas e ideias discutidas estão condicionadas a mudanças dentro da própria Câmara, na avaliação dos debatedores. A Casa, defendem, deve se aproximar da população e, ao mesmo tempo, tornar-se mais independente do Executivo.

Confira o que pensam sobre alguns dos principais temas paulistanos.

-

NABIL BONDUKI (PT)
Ex-vereador (entre 2001 e 2004), tem 57 anos e é professor licenciado da FAU-USP

CELSO JATENE (PTB)
Tem 53 anos e foi eleito vereador por três vezes seguidas, em 2000, 2004 e 2008

POLICE NETO (PSD)
Tem 40 anos e é o presidente da Câmara, tendo sido eleito, em 2004 e 2008, pelo PSDB

LUIZA ELUF (PMDB)
Procuradora de Justiça, tem 57 anos e já foi subprefeita da Lapa. Concorre à Câmara pela primeira vez

RICARDO YOUNG (PPS)
O empresário de 55 anos concorreu ao Senado em 2010 pelo PV e tenta pela primeira vez vaga na Câmara

ANDREA MATARAZZO (PSDB)
Ex-secretário de Coordenação das Subprefeituras, concorre, aos 55 anos, à Câmara pela primeira vez

NA INTERNET
Confira o vídeo do debate
folha.com/no1163861

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.