Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Subprefeituras

FIQUE POR DENTRO
Criadas em 2002 para serem miniprefeituras, as 31 subprefeituras perderam autonomia e orçamento. Hoje, 30 delas são comandadas por coronéis da reserva da Polícia Militar

Bonduki - Precisa definir claramente quais são as competências das subprefeituras e o que deixa de ser competência da prefeitura.
E ter gestor que seja gestor, que tenha diálogo com a população e conheça as organizações da região, porque precisa trazer a administração para perto da população... A maior parte dos vereadores não quer um conselho de representantes [dos moradores, previsto em lei].

Jatene - A subprefeitura de hoje é menor do que a administração regional do tempo do Pitta [1997-2000] e do Maluf [1993-1996]. Se tivéssemos caminhado, teríamos mais de 31. Poderíamos ter uma para cuidar da avenida Paulista e outra para as marginais [Tietê e Pinheiros].
Precisa discutir também a subprefeitura como instrumento para eleger vereadores. Subprefeitos foram convocados para conseguir votação para um candidato da Polícia Militar.

Luiza - Temos que rever a legislação referente às subprefeituras para descentralizar e fazer com que elas realmente sejam prefeituras locais, com autonomia. Tem de melhorar a administração.
Subprefeitura é uma questão da Câmara, mas para sua implementação precisa do Executivo, inclusive para capacitar os empregados que lá vão trabalhar.

Matarazzo - O que precisa efetivamente é ter qualidade de gestão. E, para isso, precisa de pessoas que morem ou não na região. Tem muito subprefeito do interior dez vezes melhor do que locais.
Claro que precisa qualificar os funcionários das subprefeituras, investir nos procedimentos e informatizá-las. O instrumento da subprefeitura funciona bem.

Police - Há um problema estrutural porque o Parlamento no Brasil não vale nada. O processo constituinte fez com que ele tivesse pouca iniciativa. Não dá para ficarmos imaginando que vamos melhorar subprefeitura, isso, aquilo...
Nosso esforço é para que a gente traga de volta um instrumento poderoso para a descentralização da gestão, que é o conselho de representantes na estrutura dos distritos.

Young - As subprefeituras não são descentralizadas porque são um prato cheio para se colocar aliados políticos, e não gestores que podem efetivamente colocar os serviços públicos perto do cidadão.
Se as subprefeituras não estiverem equipadas para que os serviços públicos da região sejam prestados com qualidade, não teremos uma cidade que vai poder resolver o problema dos seus cidadãos. Além de acabar com loteamento político, precisamos usar mecanismos da tecnologia e das cidades inteligentes.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.