Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Moradia

FIQUE POR DENTRO
A lei 15.234/2010 criou o IPTU progressivo, que permite à prefeitura reajustar o imposto de imóveis vazios

Bonduki - Há necessidade de uma lei específica para combater a ociosidade de imóveis. Sem uma lei que diga exatamente quais são os imóveis que não cumprem função social e devem estar sujeitos ao interesse coletivo, essa lei [do IPTU progressivo] não vai funcionar.

Jatene - Precisamos achar o mecanismo de ocupar os prédios vazios no centro. Fica mais barato adaptá-los para servir de moradia para boa parte da população que recebe Aluguel Social, do que construir mais de 10 mil unidades e essa população ficar esperando.

Luiza - Muitas propriedades em São Paulo estão abandonadas, caindo aos pedaços, terrenos abandonados. Os proprietários têm de ser multados. Ou vendem ou cuidam dos imóveis. E a cidade não precisa de mais habitações no centro expandido.

Matarazzo - O uso social da propriedade, desde que não resvale no direto à propriedade, tem de ser utilizado. Há prédios no centro e imóveis vazios em outras áreas que poderiam dar equilíbrio ao conjunto de população desejado para o lugar.

Police - A lei de função social da propriedade estabelece para todo território o que deve ser cumprido. Três milhões e meio de metros quadrados já foram enquadrados como de uso social. Neste ano, começa a mudança. Foi essa Câmara tão questionada que deu esse instrumento.

Young - Temos um problema de especulação imobiliária, expulsando as pessoas de menor renda para a periferia. O Plano Diretor, além de ter de trabalhar o conceito de diversificação e descentralização da cidade, precisa equilibrar o acesso às moradias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.