São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÁ E CÁ

Nos EUA, contraste; em São Paulo, "bocas de aluguel"

NELSON DE SÁ
COLUNISTA DA FOLHA

Não houve debate, em São Paulo. José Serra e Marta Suplicy, os únicos com chance, se atacaram aqui e ali, indiretamente, e mal conseguiram ir além dos bordões da propaganda.
Quando se viram frente a frente, foi até pior: Marta o qualificou de "ignorante", Serra a tratou por arrogante -o que talvez seja bastante revelador, afinal, sobre os dois: nos poucos momentos em que se confrontaram, o tom foi sempre esse, quase de desprezo mútuo.
O programa da Globo foi tomado pelos coadjuvantes. Por três deles.
Paulo Maluf, a "boca de aluguel" de Marta, gastou o tempo que pôde em ataques ao tucano -a quem culpou pelos juros, por não fazer um hospital para mulheres, pela violência etc.
Paulinho e Ciro Moura, "bocas de aluguel" de Serra, questionaram Marta pelas taxas de lixo e de luz, pelas "escolas de latinha", pelas enchentes na radial Leste, pelo desemprego etc. Em maior número, levaram o debate, por Serra.
Em oposição, o debate presidencial nos EUA entre George W. Bush e John Kerry, aparentemente mais constrangido por regras que o daqui, prestou serviço só ao eleitor americano.
Para começar, todas as perguntas foram feitas por um jornalista, Jim Lehrer, da PBS, não por marqueteiros. O embate se concentrou em política externa e não bailou por todo lado, ao sabor dos interesses publicitários.
Embora já alimentassem ontem mesmo muita "crítica teatral", formal, o que Bush e Kerry fizeram foi mostrar sobretudo seu contraste no tema-chave da guerra.
Bush e Kerry têm, é claro, suas "bocas de aluguel" para a propaganda. Mas elas são vetadas no debate, realizado por organização apartidária. Após 15 anos da eleição que abriu aqui a teledemocracia, o Brasil ainda tem muito o que copiar da América.


Texto Anterior: Making of
Próximo Texto: Orçamento: Marta separa R$ 95 mi para CEU-Saúde em 2005
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.