São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASTA DE DENTE

Fora do mercado, Kolynos se mantém marca mais lembrada

MAURICIO ESPOSITO
da Reportagem Local

Mesmo fora do mercado há mais de um ano, a marca de pasta de dente Kolynos continua a mais lembrada pelos consumidores. É a primeira marca para 38% dos entrevistados, contra 24% das segundas colocadas, a Colgate e a Sorriso.
Apesar da liderança, a pesquisa Top of Mind revela que a marca Kolynos pode estar perdendo sua presença na memória das pessoas. Em setembro do ano passado, a marca era a que tinha a maior lembrança dos consumidores, com 51% das respostas.
A segunda colocada, Sorriso, tinha 20% das citações. A Sorriso foi criada em 97 pelo mesmo fabricante justamente para substituir a líder, conforme decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A ascensão da Sorriso e a queda da Kolynos aumentam a curiosidade sobre o futuro das duas marcas, que pode ser mudado dentro de alguns anos.
A origem dessa história está na aquisição da operação da Kolynos em 14 países pela Colgate-Palmolive, em janeiro de 95. A operação fez com que a Colgate ficasse com quase 80% do mercado brasileiro de pasta de dente e o caso foi submetido ao Cade.
O órgão determinou a suspensão da marca Kolynos do mercado por quatro anos, para evitar prejuízos à concorrência. Entrou em cena a Sorriso.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.