São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

centro

Pesquisa Datafolha revela o perfil do morador e da região

LUIZ CAVERSAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Diversidade cultural, étnica e socioeconômica é a marca mais evidente. Do ponto de vista urbano, a contradição: à fartura de opções de comércio e serviço se opõem o abandono e a sujeira de ruas e calçadas.
Exemplo dos paradoxos que São Paulo exibe no ano de seu 450º aniversário, o trecho central da cidade é objeto de levantamento exaustivo do Datafolha, ponto de partida para a realização deste caderno especial que circula na região.
Seguindo critérios estatísticos, o instituto dividiu o centro em duas partes. A primeira delas, denominada centro 1, reúne os distritos Barra Funda, Bela Vista, Liberdade, República e Santa Cecília. A centro 2, Bom Retiro, Brás, Cambuci, Pari e Sé.
O pedaço mais próximo ao núcleo original da cidade ocupa apenas 2,3% do território total do município e abriga pouco mais de 370 mil moradores.
Até as primeiras décadas do século 19, São Paulo se restringia às proximidades da Sé. Somente no final do século é que passaram a se desenhar os principais bairros.
Com o crescimento fabril, começaram a se consolidar distritos industriais, com grande concentração de imigrantes, como Brás, Pari e Bom Retiro. Os Campos Elíseos foram a primeira área exclusiva para elite, surgida em 1879.
No início do século 20, trechos como os compreendidos pela Bela Vista e pela Barra Funda, conhecidas pelos moradores de origem européia, foram também reduto da população de origem africana.
Com a aceleração do crescimento desordenado, a região central sofreu uma série de contratempos, passando então a enfrentar abandono e deterioração urbana.
Os dados inéditos revelados pela pesquisa oferecem uma visão global das áreas, de suas vantagens, problemas, possibilidades e carências. Bem como permitem saber quem é, o que pensa, o que faz e o que consome o morador de cada uma delas.


Próximo Texto: Morador tem poder de compra mais elevado
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.