São Paulo, sexta, 2 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERCURSOS SUGERIDOS
Dicas do que ver na Bienal


Artistas e curadores indicam aqui os artistas que não perderão nesta edição do evento


especial para a Folha

A curiosidade para saber como a curadoria, realizada por Paulo Herkenhoff e Adriano Pedrosa, articulou o tema antropofagia com as diferentes linhas de pesquisa dos artistas convidados é geral.
O crítico carioca Fernando Cocchiarale, por exemplo, sugere que os visitantes façam o roteiro oficial. "Toda curadoria procura um fio condutor que possibilite ao público uma leitura visual clara, o que não implica, necessariamente, no conhecimento teórico que está por trás dela", diz.
"Os curadores estabeleceram alguns parâmetros conceituais como densidade e antropofagia, que orientaram outros curadores convidados, procurando uma direção curatorial única, algo até então inédito na história das bienais", completa.
A artista Geórgia Kyriakakis, que participou da edição anterior da Bienal, sugere atentar para as particularidades de cada artista. "Há artistas muito bons com detalhes de projetos que podem se perder na costura da curadoria", diz. "A vedete desta bienal será "Desvio para o Vermelho", de Cildo Meireles", aposta. (CV)
Visite o site oficial da XXIV Bienal de São Paulo


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.