São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

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Investimento das grandes redes em programação de HDTV ainda é tímido

DA REDAÇÃO

O investimento das redes em programação de alta definição ainda é tímido. Record e SBT, que disputam a segunda colocação no Ibope, praticamente só têm filmes a oferecer em HDTV. A Globo e a Band são as que mais investiram em programas na nova tecnologia.
A alta definição é uma das características da TV digital. Ela oferece uma resolução de imagem seis vezes maior do que a analógica. Teve grande peso na escolha do padrão japonês.
A tecnologia japonesa permite às TVs transmitirem um sinal em alta definição, um em baixa para celulares e miniTVs e dados para interatividade, ocupando uma única freqüência de 6 MHz. Nas tecnologias européia e americana, a transmissão para celulares é feita por operadoras de telefonia.
A Globo e a Band já transmitem novelas em alta definição (veja quadro). A partir de amanhã, a alta definição chegará aos telejornais da Band.
A Globo prevê transmitir todo o Campeonato Paulista e 66% do Brasileiro de 2008 em HDTV. Das próximas novelas, apenas a das oito está confirmada em HDTV. Parte dos novos programas que estrearão no horário nobre em abril também será em alta definição.
"Ainda não dá para dizer quanto haverá de produção em HDTV daqui a um ano. Vamos esperar a resposta do mercado", afirma Raymundo Barros, diretor de engenharia da TV Globo em São Paulo.
Outra característica da TV digital é a interatividade, mas ela não está disponível nos conversores à venda atualmente nem é muito interessante para as redes, pois teme-se perda de audiência. Por enquanto, a TV Cultura é a única que declara não ter interesse em HDTV. Ela usará sua freqüência para transmitir vários canais (um deles de educação).


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