São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta definição deixa rugas dos atores e imperfeições do cenário mais evidentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Na apresentação à imprensa da programação em alta definição da MTV, a VJ Marina Person perguntou ao diretor de engenharia do canal: "É verdade o que andam dizendo, que atrizes e apresentadores têm de ficar preocupados porque a alta definição mostra mais as rugas?".
Ela é protagonista do seriado "Casal Neuras", que estréia hoje nova temporada em alta definição. O engenheiro Walter Pascoto foi elegante na resposta. Afirmou que isso não deveria preocupar os VJs da MTV, todos "bonitos e jovens".
Mas sim, Person, sua questão tem fundamento. A alta definição, principal novidade da televisão digital, apresenta uma nitidez até seis vezes maior do que a imagem digital comum.
Com isso, o telespectador perceberá detalhes que antes passavam despercebidos, como nuances de cores, rugas e outras imperfeições da pele, falhas no cenário e na iluminação. Mesmo quem ainda não tem o conversor digital já pode observar as diferenças nas novelas "Duas Caras", da Globo, e "Dance Dance Dance", da Band, as primeiras gravadas em câmeras de alta definição.
A qualidade se aproxima à do cinema, o que deixa tudo mais evidente nas cenas. Quem tiver televisor e conversor digitais verá a partir de hoje uma imagem melhor do que a do DVD.
Para evitar que as imperfeições venham à tona, as redes de TV estão investindo em equipamentos e profissionais com experiência em cinema e publicidade (veja quadro acima).
Esse aspecto "revelador" da alta definição, que pode preocupar as divas da televisão, tem um aspecto positivo, na opinião da psicóloga Rosely Sayão, colunista da Folha, por maquiar menos o passar dos anos. "É bom que a sociedade não negue o envelhecimento", afirma.
(LM)


Texto Anterior: Investimento das grandes redes em programação de HDTV ainda é tímido
Próximo Texto: Confira dicas para escolher o conversor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.