São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem sinal, aparelho pode ser devolvido, dizem entidades

DA REDAÇÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As entidades de defesa do consumidor afirmam que é possível devolver o televisor com receptor acoplado ou o conversor se sua casa não receber o sinal digital.
Hoje, 56% das casas de São Paulo recebem sinal analógico de baixa qualidade, segundo estudo da Universidade Mackenzie. Com a transmissão digital, 98% terão boa qualidade.
A cobertura digital, mostra o estudo, alcança toda a capital, mas Gunnar Bedicks, coordenador de TV Digital da instituição, diz que há regiões que podem não receber o sinal por suas condições topográficas. "No Parque D. Pedro [região central], dificilmente vai chegar sinal porque é um buraco."
Guido Lemos, da UFPB, diz que as emissoras podem resolver o problema instalando transmissores de baixa potência. "Em regiões mais baixas da cidade ou com muitos prédios, pode acontecer [de não haver sinal], mas será exceção."
Daniel Slaviero, presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), diz que pode haver diferença na recepção do sinal em uma mesma rua, como acontece hoje com o sinal analógico.
Segundo Carlos Coscarelli, do Procon-SP, o consumidor deve testar o produto em casa, já que não há como saber de antemão se a transmissão digital vai funcionar, e, se houver problema, pode devolver o produto. "É como adquirir internet onde não há acesso", diz a coordenadora da Pro Teste, Maria Inês Dolci. Para Luiz Moncau, do Idec, "há grande chance de o consumidor levar um produto que não atende as expectativas". (TR e SC)


Texto Anterior: Cautela na hora da compra
Próximo Texto: Interatividade só deve chegar no fim do 1º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.