São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuga do trânsito por ruas pequenas causa acidentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O trânsito foi mal avaliado por moradores de todos os distritos da zona norte, recebendo 11% dos votos como o pior problema, logo atrás das reclamações sobre calçadas e falta de luz. Em alguns distritos, os congestionamentos foram a principal queixa dos moradores, como em Santana (20%) e Vila Guilherme (17%), que registraram quase o dobro do índice médio da cidade, de 10%.
Para fugir do trânsito, motoristas têm utilizado ruas paralelas a grandes avenidas como rotas alternativas, o que vem provocando atropelamentos.
"Começa por volta das 18h. Outro dia, minha filha estacionou do outro lado da rua e, quando abriu a porta do carro para sair, veio um e quase a atropelou. Eles passam correndo", diz Esteh Ventoso Alves, 70, apontando para uma placa que indica velocidade máxima permitida de 20 km/h.
A aposentada mora na rua Tenente Rocha, uma via paralela à avenida Braz Leme. De acordo com relatos de vizinhos, são muitos os casos de acidentes nas ruas próximas -todas usadas como rotas de fuga para o trânsito.
"Uma vez, um carro atropelou e matou uma moça na esquina", conta o aposentado Melquizes Alves Pereira, 78.
Para Jaime Waisman, professor da USP especialista em transportes, a tendência de acidentes é maior nessas rotas alternativas. "O motorista sai de uma via importante, parada, e vai para outra que está livre. Ele tende a desenvolver uma velocidade maior. E esta via, provavelmente residencial, pode não estar bem sinalizada e iluminada. Isso pode elevar o número de atropelamentos."
Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que o número de óbitos de pedestres por atropelamento na Subprefeitura de Santana foi de 15, em 2001, para 27, em 2006. Em 2007, porém, 12 mortes foram registradas. (TB)


Texto Anterior: Calçadas ruins estão no pódio das queixas
Próximo Texto: Perfil do morador: Fiel ao bairro, carteiro não troca Vila Maria por nada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.