São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004 / PESQUISA

Segundo Datafolha, Serra, com 20%, foi o melhor no debate da TV

Prefeita ganha espaço entre os eleitores de Maluf no 2º turno


Vantagem de Serra no 2º turno é de 11 pontos

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, derrotaria a atual prefeita, Marta Suplicy (PT), por 51% a 40% se o segundo turno da eleição, que ocorrerá daqui a 28 dias, fosse hoje.
A diferença de 11 pontos percentuais é a mesma registrada pelo Datafolha no levantamento passado, publicado na quinta-feira. A distância entre os dois mantém-se estável desde a última semana, quando era de dez pontos percentuais (51% a 41%).
A prefeita ganhou espaço entre os eleitores de Paulo Maluf (PP) no segundo turno e perdeu entre os de Luiza Erundina (PSB).
Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, Serra entra com vantagem no segundo turno, mas a situação está indefinida.
Nesta nova fase, as mudanças são mais velozes, porque cada ponto conquistado é um ponto a menos para o adversário e o embate é mais direto.

Debate
Na avaliação dos paulistanos, Serra foi o que mais bem se saiu no debate. O tucano foi o melhor para 20% dos entrevistados e o pior para apenas 4%, a menor taxa entre os seis candidatos que participaram do debate na TV Globo na quinta-feira à noite.
Marta recebeu uma avaliação boa dos eleitores, mas parcela significativa achou que ela se saiu mal. Para 17%, a petista foi a melhor do debate, atrás apenas do tucano. No entanto 10% consideram que a prefeita teve a pior participação, de novo em segundo, só que desta vez abaixo de Paulo Maluf (PP), visto como o pior por 12% dos eleitores ouvidos.
O diretor do Datafolha avalia que o resultado do debate é um dos motivos que explicam a subida de três pontos percentuais de Serra sobre Marta no primeiro turno. "Como os dois estão empatados, mesmo um número mínimo contribui para a mudança." O tucano tem 37%, contra 34% de Marta. Na quinta-feira, os dois estavam com 34%.
Na espontânea, em que não são apresentados nomes, o tucano subiu quatro pontos e tem 31%. Marta continua com 29%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, então Serra e Marta seguem tecnicamente empatados. O levantamento está registrado como 005400104-SPPE.


Texto Anterior: ELEIÇÕES 2004
Serra vai a 37%; Marta tem 34%

Próximo Texto: Após ataques, padrinho vira cabo eleitoral
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.