São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF

J.R. Duran conta a experiência de trocar top-models pelos candidatos Serra, Marta e Maluf

Candidatos viram "modelo" para fotógrafo

DA REPORTAGEM LOCAL

"Isso é um retrato na pura acepção da palavra. Tentei ser o mais isento possível, sem intenções, nem interferências. Eles vieram aqui, fotografaram no mesmo lugar, com a mesma luz, no mesmo tempo", diz o fotógrafo J.R. Duran, 52, convidado pela Folha para fazer as imagens desta edição dos candidatos José Serra (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP).
O lugar é o estúdio de Duran, e o set, um banquinho ajustável para a altura de cada um. Havia uma só fonte de luz, em um guarda-chuva posicionado mais para o lado esquerdo do candidato; e o tempo médio das sessões era de cerca de 30 minutos.
O fotógrafo usou quatro filmes com cada "modelo" e, político entre os políticos, diz que não houve diferença na postura de um para outro.
"O importante era fazer rápido a foto, aproveitando aquela curiosidade que o sujeito que não é modelo profissional ainda tem, no início da sessão, pelo meio-ambiente fotográfico. Lá pelo terceiro filme, todo mundo começa a ficar de saco cheio. No caso dos políticos, os olhares passaram a ser dispersos, provavelmente pensando nos telefonemas que teriam de dar, as zonas eleitorais que teriam de visitar", explica.
Duran já havia fotografado Marta e Maluf. Desta vez, diz, "era diferente, porque procurei mostrar o candidato como o dos sonhos do seu eleitor".
Um dos preferidos das capas da Playboy -onde a mulher esconde imperfeições-, Duran diz que não sabe dizer o que os políticos gostariam de esconder.
"Foi interessante observar como cada um apoiou os braços na bancada, as rugas de expressão", diz ele, cuja maior preocupação era "criar uma situação neutra e deixar o candidato ser o que é, para não virar um santinho de campanha". Depois da entrevista, Duran ligou para dizer que se esqueceu de contar um detalhe: "Não houve retoques em nenhum retrato". A Folha não publica fotografias retocadas.


Texto Anterior: Eleições 2004 / São Paulo: PT já vê Alckmin como "anti-Lula" em 2006
Próximo Texto: Sem ultrapassar os 2%, nanicos voltam ao anonimato
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.