São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bittar e Jandira não empolgam artistas no Rio

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

O senso comum de que a esquerda carioca é firme e forte foi desafiado nesta eleição. Jorge Bittar (PT) e Jandira Feghali (PC do B) não conseguiram passar dos 5% nas pesquisas do Ibope nem empolgar artistas e intelectuais, fiel eleitorado da esquerda.
Mesmo um ator de longa militância política como o petista Paulo Betti não se engajou neste ano. Ele não revela se vai votar em Bittar ou Jandira, lamentando apenas que os dois não tenham se unido. "Mas meu problema é outro. Como vou apoiar um candidato, se hoje isso é feito de maneira profissional? Como eu, que sou amador e jamais me profissionalizarei na política, vou subir num palanque ao lado de uma dupla sertaneja que ganha R$ 70 mil?". Esse dilema tem deixado os artistas "perplexos": "Políticos que estavam do outro lado hoje estão no PT. É algo normal no jogo político, mas para um artista é difícil lidar com isso", afirma ele, ressalvando que apóia o governo Lula.
O ator Sérgio Britto está entre os que vêem apatia não só entre os artistas, mas em toda a população. "Ninguém está acreditando em nada", lamenta. Ele mesmo se diz um "desanimado" e, valendo-se de seus 81 anos, decidiu não votar, ao contrário do que fez nas duas últimas eleições municipais. "Eu já passei da época de acreditar. Mas acho que o desânimo geral está ligado à eleição de 2002", diz Britto, para quem as esperanças depositadas em Lula ainda não foram correspondidas.
O dramaturgo Alcione Araújo, 51, vê um cenário de apatia: "O desencanto é enorme". Ele vai votar em Jandira: "Depois do apoio a Garotinho [98] e da gestão de Benedita [no governo estadual], o PT do Rio virou uma coisa amorfa. Não atrai a esquerda". Foram poucos os artistas que declararam voto em Bittar ou Jandira. Cesar Maia, mesmo sendo do PFL, recebeu o apoio de Nana Caymmi, Elba Ramalho e Elizabeth Savalla.


Texto Anterior: Garotinho negocia volta para o PDT
Próximo Texto: Campos: Eleição tensa põe à prova fogo político de Garotinho
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.