São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Etapa dá bolsa por desempenho e tem convênios com o exterior

DA REPORTAGEM LOCAL

Elder Yoshida, 15, ainda está no primeiro ano do ensino médio, mas já foi aprovado na Fuvest, como "treineiro" de biologia. Aluno do Etapa, ele ainda conseguiu 100% de bolsa pelo desempenho nos desafios de matemática e português da escola, que concede descontos aos mais bem colocados.
O colégio, que conseguiu o sexto lugar nas melhores da capital, dá aulas especiais e optativas aos interessados em disputar olimpíadas de química, física, matemática e informática. O estudo dessas matérias é a ponte que leva os alunos ao exterior, tanto para participar de torneios quanto para ingressar em graduações de universidades de outros países.
Carlos Bindi, um dos coordenadores, diz que o colégio é um dos poucos com estudantes selecionados para a graduação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), renomado instituto científico nos EUA.
Há ainda convênios com instituições como Insa e Gay Lussac, na França, e Trinity College, na Austrália. Até Coréia do Sul é um destino possível: se aceito, o aluno pode prosseguir seus estudos na Universidade de Seul. Há até mesmo a opção de aprender coreano na própria escola -além de francês, alemão e espanhol.
As olimpíadas são outro trampolim para o exterior. Henrique Pondé, 17, se prepara para uma disputa no Vietnã. "Já participei duas vezes das do Cone Sul, uma na Bolívia e outra na Argentina", conta.
O empenho da escola em exatas é explicado por Ermínia Sara Gallian, coordenadora de alunos novos: "Ciências exatas estão no mundo todo; português, só aqui no Brasil". (MARIANA BARROS)


Texto Anterior: Bandeirantes, 2º melhor, expulsa reprovados
Próximo Texto: Estrutura de ensino superior impulsiona bom desempenho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.