São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

Voto de Marta se concentra no extremo da cidade; prefeita quer mirar abastados

Eleição mostra cidade dividida; PSDB e PT disputam malufistas

A votação de José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) no primeiro turno paulistano mostra uma cidade geograficamente dividida.
Serra ganhou em 27 das 41 zonas eleitorais de São Paulo. Marta venceu em 14, todas elas em pontos extremos da periferia do município. Essas regiões foram as únicas em que a petista viu aumentar sua votação em relação a 2000, em termos proporcionais. Já o PSDB experimentou crescimento em todas as zonas da cidade, se comparada a votação de anteontem à da última eleição, quatro anos atrás.
Ontem, a prefeita paulistana disse que quer buscar o voto "da população mais abastada". Marta elogiou Paulo Maluf ("ele fez coisa aqui") e confirmou que irá se licenciar da prefeitura por 14 dias para se dedicar à campanha. Analistas apontam que ela terá necessariamente que mirar os votos de Serra para reverter a desvantagem. Segundo a Folha apurou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que a reeleição da petista é "muito difícil"; o envolvimento dele com a campanha deverá ser menor do que foi no primeiro turno.
O PSDB crê que poderá aumentar a vantagem de Serra graças à migração de votos malufistas -no primeiro turno, o tucano teve quase oito pontos percentuais a mais que Marta. Na opinião do partido, os eleitores de Maluf não votarão em Marta. Serra afirmou que o segundo turno "é uma continuidade" do primeiro. "Não tem essa história de que é uma eleição completamente diferente."


Próximo Texto: São Paulo: PT perde cinco vereadores; PSDB ganha cinco
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.