São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereadores críticos da gestão Marta não conseguem reeleição

DA REPORTAGEM LOCAL

O resultado da eleição para a Câmara Municipal de São Paulo, que deixou de fora conhecidos vereadores da bancada "Vila Madalena", abriu feridas e ressentimentos dentro do PT.
Perderam a vaga no Legislativo justamente os que tinham uma visão mais crítica da administração da prefeita Marta Suplicy (PT), como Carlos Neder, Nabil Bonduki e Tita Dias. Dos sete petistas que não se alinhavam automaticamente, seis estão fora. Só Carlos Giannazi (PT), ligado à educação, continua na Câmara.
O ressentimento justifica-se, segundo parlamentares ou assessores, por decisões adotadas pela cúpula do PT em prejuízo dos candidatos mais identificados com o bairro paulistano, tradicional reduto de intelectuais.
A primeira decisão considerada equivocada foi a aliança com o PTB. De olho num tempo maior de TV, o PT acabou sacrificando sua bancada, que passou de 18 para 13 vereadores para a próxima legislatura. Beneficiado pela coligação, o PTB passou de 4 para 7 cadeiras.
"Isso prejudicou muito os candidatos em geral. Os vereadores não tiveram acesso à TV e perderam vaga para outro partido. Ou seja, só ficamos com o ônus dessa aliança", disse Bonduki, que obteve cerca de 20 mil votos.
O mais prejudicado com a aliança com o PTB, no entanto, foi Neder, que ficou na fronteira para chegar à Câmara Municipal.
Uma das principais revoltas dos candidatos com o PT foi a forma de distribuição de recursos e de material durante a campanha.
Definida pela cúpula petista, houve uma concentração maior de recursos para os candidatos petistas mais ligados a Marta e para bairros mais periféricos.
Na polarização PT versus PSDB, Neder, Tita, Bonduki e companhia tiveram ainda de enfrentar uma avalanche de votos para os tucanos -em especial para o candidato José Aníbal (PSDB)- e para a apresentadora Soninha (PT).
(LILIAN CHRISTOFOLETTI)


Texto Anterior: São Paulo: PT perde cinco vereadores; PSDB ganha cinco
Próximo Texto: O tucano: Fiz só seis semanas de campanha, diz Aníbal
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.