São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Marta tem que mirar eleitores de Serra, mais que do Maluf'

DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita Marta Suplicy (PT), se quiser ganhar o segundo turno da disputa municipal paulistana, vai ter que "mirar" o eleitor de José Serra (PSDB) -mais até do que disputar o voto dos malufistas-, diz o cientista político Carlos Ranulfo, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
"A tarefa da Marta é mais difícil. É tão difícil disputar o voto do Maluf, que ela vai ter que disputar o voto do Serra", ele diz.
A cientista política Argelina Figueiredo, pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), faz uma avaliação do resultado do primeiro turno que também aponta dificuldades para a petista no segundo, e pode servir para explicar do que fala Ranulfo.
"A polarização que sempre existiu entre o PT e o Maluf pode estar beneficiando o Serra, porque ele é bem mais próximo do que a Marta", ela diz. Para Argelina, dificilmente um eleitor malufista faria todo o percurso no campo ideológico até o PT.
Ranulfo afirma que o problema de Marta é menos uma questão numérica -a vantagem de quase oito pontos de Serra no resultado do primeiro turno-, do que a "dificuldade de transitar no eleitorado malufista".
"Essa vantagem não é muito grande, pensando em passagens do primeiro para o segundo turno. A experiência brasileira mostra isso", diz o cientista político.

"Baixar a crista"
A pesquisadora do Cebrap aponta ainda erros na estratégia da petista, que, ela diz, podem ter contribuído para que Marta chegasse atrás de Serra anteontem.
"Não acho que está perdido", diz Argelina sobre o segundo turno. "Mas Marta escolheu o caminho mais difícil. Não fez aliança com o PMDB. Estava muito confiante. Desafiou a direção nacional em tudo, mantendo um vice do PT", disse. "Essa diferença pode servir para abaixar a crista dela, para ela ver que não vai poder ganhar sozinha."
(RAFAEL CARIELLO)


Texto Anterior: São Paulo: Marta só vence Serra nos extremos da cidade
Próximo Texto: Vitória de Serra se consolidou no domingo, diz Datafolha
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.