São Paulo, Segunda-feira, 08 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

Stanley Kubrick - O fim de uma odisséia

(1928-1999)

Associated Press
O cineasta norte-americano Stanley Kubrick, diretor de "2001- Uma Odisséia no Espaço", "Laranja Mecânica" e "Nascido Para Matar", que morreu ontem, aos 70 anos, em Londres


ISABEL CLEMENTE
de Londres

Stanley Kubrick, considerado um dos mais geniais cineastas do mundo, diretor do consagrado "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (1968) e do polêmico "Laranja Mecânica" (1971), morreu ontem aos 70 anos, de causa ainda desconhecida. O diretor norte-americano morava na região de Hertfordshire, ao norte de Londres, onde conseguiu manter uma vida reclusa, longe do glamour e do assédio de Hollywood desde 1961. Kubrick se preparava para lançar seu novo filme, "Eyes Wide Shut" ("Olhos Bem Fechados"), estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman, que entra em cartaz nos EUA em 16 de julho, a mais esperada estréia cinematográfica do ano. Sua morte foi anunciada pela família, que não forneceu mais informações sobre as circunstâncias. A polícia local confirmou ter sido avisada por volta das 13h de ontem (10h em Brasília). Nascido em Nova York e criado no bairro do Bronx, o cineasta se mudou para o Reino Unido na década de 60, logo após o lançamento do épico "Spartacus" (1959). O inédito "Eyes Wide Shut" quebra um jejum de 12 anos, desde "Nascido para Matar"(1987). Os filmes mais polêmicos de Kubrick, "Laranja Mecânica" e "Lolita" (a primeira versão), continuam proibidos no Reino Unido até hoje. Ganhador de apenas um Oscar (efeitos especiais em "2001") -foi indicado a 13-, Kubrick demorava até três anos para concluir um filme e, não raro, tinha que explicar seu comportamento excêntrico nos sets. Uma cena sob comando do cineasta era repetida à exaustão. A última repetição em série foi protagonizada por Tom Cruise, forçado a refazer uma cena mais de 40 vezes, durante as filmagens de "Eyes Wide Shut". Kubrick se justificava, dizendo: "Qualquer um que tenha tido o privilégio de filmar sabe que, uma vez feita (a cena) corretamente, poucas alegrias na vida podem se igualar a esse sentimento".


Próximo Texto: Em 50 anos e 16 filmes, diretor reinventou a arte do cinema
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.