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Prêmio Folha 2003 traz novidades
Na 2ª edição, expande-se para a Grande São Paulo e introduz ranking quantitativo de comerciais e residenciais
PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DE SUPLEMENTOS
No seu segundo ano, o Prêmio
Folha Qualidade Imobiliária consolidou lideranças de mercado
-Lopes (vendedora) e Rossi (incorporadora e construtora)- e
incorporou novas categorias
-comerciais e horizontais, e os
respectivos lançamentos do ano.
Mas é no Grande Prêmio que a
Folha continua a se diferenciar
dos outros oferecidos pelo mercado: são os moradores que avaliam
as empresas. E, neste ano, duas
são bicampeãs de qualidade
-Inpar (incorporadora) e Fernandez Mera (vendedora).
Ainda nessa categoria, a disputa
foi novamente acirrada entre as
construtoras. Em 2003, a Tecnisa
levou o Grande Prêmio depois de
um empate técnico com a Diálogo. Em 2002, foi a Company que,
no desempate, tirou o título de
qualidade da Gafisa e da Inpar.
Os oito jurados dos lançamentos tiveram mais trabalho em
2003: analisaram 30 projetos verticais (foram 22 em 2002), 12 horizontais e nove comerciais para
eleger os ganhadores: Mustique,
Vert Supreme e Faria Lima Financial Center, respectivamente.
1.698 entrevistas
Para chegar ao Grande Prêmio,
o Datafolha, por meio de um cadastro de 721 incorporadoras, 580
construtoras e 313 vendedoras,
analisou os lançamentos a partir
de novembro de 1996 e entregues
entre novembro de 1999 e outubro de 2002, num universo estendido para a Grande São Paulo.
Os 1.395 residenciais verticais
selecionados para compor a
amostra tiveram como base dados do Datafolha, da Amaral D'Ávila Engenharia de Avaliações, registros de lançamentos imobiliários na prefeitura e publicidade
veiculada. As informações foram
checadas não só nas empresas como nos empreendimentos.
Os seis primeiros colocados
nessa categoria (confira os vencedores na página 14), então, foram
automaticamente selecionados
para o módulo qualitativo: o
Grande Prêmio (págs. 4, 6 e 8). O
Datafolha fez 1.698 entrevistas e
checou in loco 774 residenciais.
Não houve amostra estatística
confiável (296 e 200 empreendimentos, respectivamente) para
estender o Grande Prêmio para as
categorias residenciais horizontais e comerciais. As cooperativas
habitacionais foram excluídas.
Metodologia
A pesquisa realizada pelo Datafolha é um levantamento estatístico com sorteio aleatório dos entrevistados (entre clientes das seis
primeiras empresas do ranking
quantitativo de residenciais verticais em cada categoria).
As entrevistas foram feitas entre
os dias 23 de novembro de 2002 e
5 de fevereiro de 2003, com uma
margem de erro máxima de dois
pontos percentuais para o total da
amostra, para mais e para menos.
Considerou-se um nível de confiança de 95%, ou seja, se fossem
realizados 100 levantamentos
com a mesma metodologia, em 95
deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
Para a nota média das incorporadoras, foram considerados os
seguintes aspectos: nota média
dada à construtora, à incorporadora e à vendedora e as médias
das áreas interna e externa.
No caso das construtoras, foram levadas em conta a nota média atribuída à empresa e a média
das notas das áreas internas e externas. Para as vendedoras, foram
a nota média dada à empresa e a
nota média do corretor, em itens
como atendimento e educação.
O Prêmio Folha tem apoio de
Secovi e do Sinduscon (sindicatos
de construtoras, incorporadoras e
imobiliárias) e da Amaral D'Ávila.
SAIBA MAIS no site www.datafolha.com.br
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